Natureza
Plataforma inédita no país mostra qualidade da água no ES pela internet
O site disponibiliza um mapa do Espírito Santo com diversos pontos para conferir a qualidade da água em locais específicos
A qualidade da água no Espírito Santo agora pode ser conferida pela internet por qualquer pessoa. Na plataforma IQA/ES, que disponibiliza um mapa da qualidade da água no estado, é possível clicar nos pontos de monitoramento e conferir os dados sobre a situação hídrica de rios e córregos do local. A plataforma é inédita no país.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O site foi lançado pela Agência Estadual de Recursos Hídricos em alusão ao Dia Mundial da Água, nesta terça-feira. O link pode ser acessado no site da agência.
Em entrevista à rádio BandNews FM, o diretor presidente da Agerh, Fábio Arnhet, explica que nos últimos dez anos, o Espírito Santo teve um aumento de eventos extremos, como as secas e chuvas fortes. “Por isso é necessário aparelhar melhor os órgãos que realizam monitoramento e previsões, a fim de preparar a sociedade para minimizar os impactos quando estes eventos acontecerem. Isso acontece principalmente com a revitalização de bacias hidrográficas”, afirma.
Entre os quase 40 parâmetros avaliados, estão Oxigênio, Coliformes, Fósforo, Turbidez, Chumbo e Arsênio. A classificação de qualidade de cada ponto monitorado varia entre Ótima, Boa, Razoável, Ruim e Péssima. Os pontos são avaliados trimestralmente pela Agerh.
Os córregos provenientes do Rio Santa Maria da Vitória, fonte de abastecimento da capital, estão em boa qualidade, de acordo com a plataforma.
Em Cariacica, por exemplo, a qualidade também é boa do córrego Piranema, na bacia hidrográfica do Jucu, uma das principais fontes de abastecimento da Grande Vitória. A bacia do Rio Doce também está em boa qualidade.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui