Natureza
‘Asas’ que desbravam o mar, os encantos da baleia jubarte
Até novembro, turistas podem conferir de perto as baleias no litoral capixaba. Saiba como conseguir seu “passaporte” para o espetáculo

Até novembro, turistas podem conferir de perto as baleias no litoral capixaba. Os passeios custam cerca de R$ 220 com saídas em Vitória e Vila Velha. Foto: Leonardo Merçon/Amigos da Jubarte
Todos os anos, milhares de baleias jubarte passam pela costa capixaba. Gigantes e muito receptivas, elas podem ser vistas bem de perto, graças ao turismo de observação promovido pelo projeto Amigos da Jubarte. Saiba mais sobre as baleias e como visitá-las:
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Comprimento
Uma baleia adulta fêmea pode alcançar até 16 metros. Os machos chegam a 14 metros.
Nadadeiras
As nadadeiras peitorais das baleias jubarte medem cerca de cinco metros. São elas que explicam o nome científico desse enorme mamífero. “Megaptera novaeangliae” significa “grandes asas” + “Nova Inglaterra” (local onde a espécie foi descrita pela primeira vez).

Saltos e “acenos” de nadadeiras fazem parte das “coreografias” apresentadas pelas baleias durante o passeio. Foto: Leonardo Merçon/Amigos da Jubarte
Peso
Uma jubarte adulta pode pesar até 40 toneladas. Os bebês nascem com cerca de 1 tonelada e medem aproximadamente quatro metros de comprimento.
População
O número estimado no Brasil é de 20 mil baleias jubarte, sendo que a maior concentração está no Espírito Santo e no litoral Sul da Bahia. Em 2014, estima-se que havia cerca de 17 mil por aqui. A população vem aumentando após proibição da caça e ao crescimento de ações de preservação da espécie.

Existe cerca de 20 mil baleias jubartes no Brasil. A maior concentração da espécie está no Espírito santo e litoral sul da Bahia. Foto: Leonardo Merçon/Amigos da Jubarte
Gestação
Dura cerca de 11 meses. Estima-se que nascem, em média, cerca de 2 mil filhotes por ano na costa brasileira.
Idade
Uma baleia jubarte pode viver até 60 anos, aproximadamente. Isso quer dizer que uma baleia que está nascendo or aqui hoje poderá ser admirada por várias gerações.

Projeto Amigos da Jubarte espera levar 1,5 mil turistas para avistar as baleias no Estado. Foto: Leonardo Merçon/Amigos da Jubarte
Período no Brasil
As baleias permanecem cerca de sete meses em águas brasileiras para reprodução, nascimento dos filhotes, amamentação, primeiros ensinamentos aos filhotes e acasalamento. Na costa capixaba, a temporada das baleias vai de junho a novembro. Elas podem ficar todo esse período sem se alimentar até que retornam para a região das Ilhas Sandwich e Georgia do Sul, próximas da Antártida.
O passeio
Agências e operadoras de turismo, além de 12 guias e cinco mestres de embarcação, foram capacitados e certificados pelo projeto Amigos da Jubarte neste ano para oferecerem o passeio turístico de observação das baleias no Estado.
O trajeto leva em média 8 horas para ser percorrido, com saídas, normalmente, às 7h e retorno às 15h. Há embarques em Vitória e Vila Velha, dependendo da agência contratada.
O passeio custa cerca de R$ 220 por pessoa, podendo haver descontos progressivos dependendo do número de pessoas no mesmo grupo. No ano passado, mil turistas visitaram as baleias no estado. Para este ano, a expectativa é de 1,5 mil turistas.
Saiba mais no site do projeto.
