Mundo Pet
Quer adotar um pet? Conheça cinco opções de locais na Grande Vitória
Pense com calma antes de tomar essa decisão: você vai ser responsável pelo bem-estar do seu amigo de quatro patas até o final da vida
Adotar um pet é um dos mais verdadeiros atos de amor. A adoção de um cachorro ou gato abandonado pode mudar tanto a vida dele, que ganhará uma família, quanto a vida do tutor, que terá um amigo para todas as horas. Mas, pense com calma antes de tomar essa decisão: você vai ser responsável pelo bem-estar do seu amigo de quatro patas até o final da vida dele. E ele vai te amar muito por isso.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Saber como adotar um cachorro de maneira responsável requer muito planejamento. O ideal é pesquisar onde adotar o seu pet, quais serão os custos e que cuidados devem ser tomados, são algumas das coisas que se deve refletir. Se você decidiu “eu quero adotar um animal”, preparamos uma lista com lugares confiáveis para a adoção. Dá uma olhada!
PATINHAS CARENTES
O Patinhas Carentes foi formado em 2008, quando universitárias começaram a se engajar na causa animal. Iniciaram o projeto ajudando animais por intermédio de outros grupos de proteção e surgiu a necessidade de atender os animais que se encontravam em situação de risco e nas ruas. Logo em seguida conseguiram criar a sede para abrigar esse animais que não tinham para onde ir. Atualmente o Patinhas abriga cerca de 50 cães e 75 gatos.
O primeiro passo parte de você. Você pode ver os gatinhos e cachorrinhos em busca de uma família no site. Outra opção é seguir Patinhas Carentes nas redes sociais, temos Facebook e Instagram onde sempre tem fotos novas dos animais disponíveis para adoção.
Após da escolha do seu amiguinho mande um e-mail para [email protected] ou entre em contato pelo formulário no site com o assunto “Adoção: Nome do animal que você quer adotar”. (Se você não conseguiu escolher seu amigo por fotos tudo bem, poderá escolher melhor os animais na 4º etapa, a visita ao abrigo).
Eles vão entrar em contato por email e mandar um formulário de adoção (é tipo um questionário). O questionário serve para avaliar o seu perfil, se é adequado para adoção e qual animal é mais indicado para ser encaminhado, o que dependerá da personalidade, idade, história de vida, etc. Este formulário é bem completo mas é necessário para garantir a segurança dos animais em busca de uma família perfeita porque ninguém quer que o animal seja devolvido depois.
Depois eles entram em contato por email ou então ligam para o número de contato para informar sobre a adoção, se a mesma foi aprovada ou não. Se estiver tudo certinho, a visita no abrigo será agendada. Agora você vai poder conhecer os animais e seu novo amigo.
Depois de todas essas etapas, você finalmente levará seu novo melhor amigo para casa. Será combinado a busca do animal no abrigo. A partir daí são dadas orientações para ajudar na adaptação do animal. Você, o adotante, assina um Termo de Responsabilidade.
Também é feito o acompanhamento pós-adoção. Nessa etapa, igualmente importante, acompanhamos o sucesso da adoção. Normalmente os próprios emails e as fotos enviadas pelo adotante já dizem tudo. Mas também combinamos visitas para acompanhar o processo da adoção.
Ver essa foto no Instagram
PATAS DO CANTO
O Projeto Patas do Canto surgiu da união de moradores da Praia do Canto, em Vitória. Atualmente, a protetora Tatiana Vasconcelos ajuda e resgata animais de toda a Grande Vitória. Enquanto esperam por uma família cheia de amor, esses cachorrinhos e gatinhos são levados para lares temporários ou são hospedados em hotéis, tudo custeado pelas doações recebidas pelo projeto.
Se você seguir o perfil no Instagram do Patas do Canto, você corre o risco de se apaixonar. Tem animais para todos os corações. Cada um com sua história, mas muito amor para dar. E aí, depois que acontecer aquele amor à primeira vista, você pode entrar em contato por meio do direct ou no WhatsApp (27) 9 9928-0745. A protetora vai te orientar como deve acontecer a adoção.
Ver essa foto no Instagram
VIRA LATA, VIRA LUXO
A ONG Vira Lata, Vira Luxo, localizada na Serra, também é uma instituição que luta pela vida e bem-estar de gatos e cachorros. O abrigo está repleto cachorrinhos e gatinhos a espera de um lar digno e cheio de amor. E os protetores prezam a adoção consciente e responsável.
A ONG também utiliza as redes sociais para divulgar os animais que estão para adoção, fazer campanhas e também mostrar os resgates feitos. Se você está à procura de um amor de quatro patas para te encher de carinho, dá uma olhadinha nos que estão disponíveis para adoção no perfil do Instagram ONG Vira Lata, Vira Luxo. Caso a pessoa não tenha condições de levar para casa um cachorrinho, mas queira ajudar, é possível realizar transferência por meio do Picpay @viralataviraluxo ou PIX: [email protected].
Ver essa foto no Instagram
PATINHAS DA VILA
A protetora do Patinhas da Vila, Aigline de Menezes Paes Vervloet, não mede esforços para resgatar e dar qualidade de vida animais em situação de abandono. É por meio das redes sociais que ela não só divulga os cachorrinhos disponíveis para a adoção, mas também pede ajuda com lar temporário e até mesmo doações.
No perfil do Patinhas da Vila, de Vila Velha, você vai acompanhar os resgates e até mesmo o tratamento que cada um dos animais precisa passar. Se você está com o coração aberto para um amiguinho, segue o projeto e se deixe ser conquistado. Ela descreve o temperamento do animal e tem várias fotos que vão te encantar. Caso você queira, pode entrar em contato com a Aiglini pelo direct do Instagram.
Mas se você ainda não está preparado para tamanha responsabilidade, pode ajudar a causa por meio do PicPay @patinhasdavila ou do PIX 016.899.877-74 (CPF).
Ver essa foto no Instagram
PETZ
A loja Petz faz a conexão entre quem deseja adotar um pet com uma rede de mais de 105 ONGs e protetores parceiros. Funciona assim: a Petz disponibiliza espaços especialmente dedicados para a adoção no centro de suas lojas e as ONGs/protetores parceiros ficam responsáveis pelo processo e entrevista com os potenciais adotantes.
Você pode visitar uma loja Petz, na avenida Nossa Sra. da Penha, em Vitória, ou na Rodovia do Sol, nº 256, Itapoã, em Vila Velha, ou ainda na avenida Eldes Scherrer Souza, nº 566, Civit II, na Serra. Lá você irá conhecer os pets das ONGs/protetores parceiros para criar a conexão perfeita com cão e/ou gato que busca um novo lar.
Você também pode entrar no site da Petz para ver os animais disponíveis para adoção na sua região.
