Mundo Pet
De graça: saiba como castrar o seu pet na Grande Vitória
A castração é uma das principais alternativas para controle de cães e gatos abandonados e, até mesmo, para proporcionar bem estar aos animais e evitar doenças graves. Além de inibir instintos de demarcação de território e fuga, também auxilia no controle de natalidade, reduzindo, consequentemente, o número de zoonoses. As cidades da Grande Vitória ofertam esse serviço de forma gratuita.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
VITÓRIA
A capital Vitória, por meio do Programa Vitória da Castração Animal já realizou sete mil procedimentos, sendo que 80% dessas vagas foram destinadas a tutores em situação de vulnerabilidade social e protetores independentes que possuem sob sua tutela animais em situação de abandono, público prioritário da iniciativa. Também são público-alvo do programa, moradores em geral.
O programa compreende a esterilização cirúrgica permanente, com previsão de exames laboratoriais pré-operatórios, para auxiliar a avaliação clínica; aplicação de microchip; realização de registro e cadastro para identificação individual de cada animal, inclusive com a entrega da medicação.
Para ter acesso ao programa de castração animal, o munícipe deverá realizar cadastro, por meio do Portal de Bem-Estar Animal, no site da Prefeitura de Vitória (https://bemestaranimal.vitoria.es.gov.br). O cadastro é individual e deve conter informações básicas sobre o tutor e sobre o animal com potencial de receber o procedimento. Uma vez contemplado, o tutor participa de palestra educativa sobre o tema e também sobre o projeto Guarda Responsável de Animais Domésticos.
Os critérios de acesso ao Programa Vitória da Castração Animal devem levar em conta o sistema de triagem que priorize áreas de interesse social, com alta concentração populacional de animais e com maior incidência de violência e maus-tratos contra animais, para garantir maior acesso aos tutores em situação de vulnerabilidade e reduzir o número de animais abandonados nas ruas que possam vir a sofrer danos ou agressões.
VILA VELHA
A Diretoria de Bem Estar Animal da cidade informa que existe uma estimativa de pelo menos 25 mil cães e gatos que habitam as ruas do município, frutos do abandono. Para combater esse quadro, o Programa Operacional de Controle Animal, o POCA, realiza em média 4.600 castrações por ano. Os interessados devem acessar a secretaria do Meio Ambiente no site da Prefeitura de Vila Velha (https://www.vilavelha.es.gov.br/paginas/meio-ambiente-programa-operaciona-de-controle-animal-poca). Além dos editais, pelo menos três vezes por semestre, acontecem feiras de triagem de castração em comunidades.
O Bem-estar Animal de Vila Velha informa que já foram 3.042 animais atendidos pelo Programa POCA. Atualmente, o projeto está atuando através do evento SUPERAÇÃO, onde realiza a triagem de cadelas e fêmeas nas cinco regiões administrativas da cidade, oferecendo aos tutores a oportunidade de cadastrar e realizar procedimentos como microchipagem, avaliação médica veterinária e coleta de sangue para exames pré-operatórios no mesmo local.
O POCA contempla prioritariamente moradores aptos das regiões onde acontece o evento SUPERAÇÃO. Os munícipes são informados por meio das mídias sociais da Prefeitura Municipal de Vila Velha.
SERRA
O programa Animais Resgatados, Cuidados e Acolhidos (ARCA) já realizou a castração de 1.114 animais. Para se cadastrar, basta entrar no site http://programaarca.serra.es.gov.br/. Atualmente a Prefeitura está em processo de licitação para cadastramento de clínicas veterinárias específicas para atender este público, com a previsão de realizar nos próximos 12 meses cerca de duas mil castrações.
A Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma), por meio do Departamento de Bem-Estar Animal (DBEA), informa que todo o munícipe da Serra pode fazer o cadastro do seu animal para que seja castrado, porém têm prioridade as pessoas de baixa renda inscritas no CadÚnico, protetores independentes e ONGs.
As informações para a seleção dos animais são apresentadas a medida que a pessoa realiza o cadastro. Já a seleção das vagas leva em consideração a área com maior densidade populacional de animais e áreas com maior incidência de zoonoses, além do público prioritário.
CARIACICA
A Gerência de Bem-Estar Animal da Secretaria de Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), informa que desde o início de 2022, o município já realizou 1.200 castrações em cães e gatos.
A Prefeitura de Cariacica deve anunciar em breve novas vagas por meio do site https://www.cariacica.es.gov.br/noticias, já que, atualmente, o órgão ainda está atendendo o cadastro de 2.600 animais realizados em 2022.
Para cadastrar o animal os tutores e protetores precisam apresentar cópias dos seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência. Os munícipes inscritos no CadÚnico deverão apresentar também a cópia do cadastro. Assim terão direito de cadastrar até dois animais. Já os protetores independentes poderão ter até três animais castrados.
QUAL ANIMAL PODE RECEBER A CASTRAÇÃO?
Podem ser castrados cães e gatos de 6 meses a 6 anos. Depois do processo seletivo, é realizada uma triagem de exames para saber se o animal pode receber a cirurgia. Estarão aptos para a castração os animais que não apresentarem doenças ou comorbidades no exame de sangue realizado pelo médico veterinário.
Os animais aptos são encaminhados para cirurgias em clínicas veterinárias credenciadas, com orientações pós-operatórias e medicações básicas para os proprietários. Já os animais considerados inaptos recebem receita para tratamento, com prazo para nova avaliação e cirurgia.
Além dos procedimentos cirúrgicos ofertados por meio de uma rede credenciada de clínicas veterinárias, englobam ainda, de graça, a realização de exames laboratoriais pré-operatórios, fornecimento de medicamentos e materiais utilizados durante as cirurgias, assim como a medicação pós-cirúrgica a ser entregue aos tutores.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui