Esportes
Por que as lutas distribuem dois bronzes nas Olimpíadas?
Esse modelo de entrega de medalhas é muito comum nos esportes de luta, sendo utilizado há mais de 70 anos
Quem está acompanhando os esportes de luta nas Olimpíadas de Paris já deve ter percebido que algumas modalidades distribuem duas medalhas de bronze para os atletas no pódio. Isso acabou gerando curiosidade de muita gente nas redes sociais. Mas por que isso acontece?
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Esses sistema foi criado durante a Olimpíada de Helsinque em 1952, na Finlândia, após a Federação Internacional de Boxe (FIB) argumentar que havia pouco tempo para recuperação dos semifinalistas perdedores para disputar o bronze.
Com isso, foi implantado um sistema em que acontece uma disputa a partir da repescagem e das semifinais, garantindo duas medalhas de bronze nas categorias. Isso não é uma obrigação de todas as modalidades esportivas, por isso não acontece em todos os esportes.
> O que tem no “canudo” que os medalhistas ganham em Paris?
Judô
Conforme o Comitê Olímpico Internacional (COI), na repescagem é feito um sorteio específico para os perdedores das semifinais e das quartas de final. Os perdedores das quartas competem entre si e o vencedor de cada uma das disputas enfrenta o perdedor das semifinais para definir as medalhas de bronze.
Boxe
A modalidade do boxe adotou a distribuição de dois bronzes em 1948, nas Olimpíadas de Londres. Nesse caso, ambos os semifinalistas perdedores recebem uma medalha de bronze, sem precisar de que haja uma nova disputa.
Taekwondo e luta livre
As duas modalidades seguem um mesmo padrão. É feito um sorteio que inclui os semifinalistas perdedores junto com os dois atletas que perderam para os finalistas nas oitavas e nas quartas de inal. Os atletas que perderam nas oitavas e nas quartas disputam entre si e o vencedor faz uma luta contra um semifinalista perdedor na disputa pelo bronze.
Karatê
Nas Olimpíadas, o karatê apresenta duas modalidades: o kumite e kata. O kumite usa um sistema de eliminação parecido com o boxe, em que os dois semifinalistas perdedores recebem o bronze. Já no kata, após a rodada de eliminação inicial, seis atletas vão para uma nova rodada de classificação em dois grupos. Os vencedores disputam o ouro e a prata e os quatro perdedores disputam pelas duas medalhas de bronze.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui