fbpx

Esportes

Olimpíadas: quem são os capixabas e quando eles competem?

O Brasil está competindo em 39 modalidades e oito atletas do estado estão na disputa das Olimpíadas 2024

Publicado

em

Serão oito capixabas nas Olimpíadas de Paris. Foto: Reprodução

Serão oito capixabas nas Olimpíadas de Paris. Foto: Reprodução

As Olimpíadas de Paris 2024 já estão chegando! A partir desta quinta-feira (25), os amantes dos esportes poderão aproveitar cerca de 15 dias de muitas competições com 45 modalidades no total. O Brasil estará em 39 dessas disputas e vai contar com oito capixabas disputando as tão sonhadas medalhas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Handebol

A atleta do Benfica, de Portugal, Ana Cláudia Bolzan é nascida na cidade de Mantenópolis, quase divisa com Minas Gerais. Antes de jogar na Europa, Ana Cláudia ganhou destaque no Pinheiros, time que defendeu entre 2015 e 2022. Essa é a primeira Olimpíada da capixaba que faz parte do processo de renovação do handebol brasileiro.

Programação dos jogos:
25/07 (quinta-feira): Espanha x Brasil às 9h
28/07 (domingo): Brasil x Hungria às 4h
30/07 (terça-feira): França x Brasil às 14h
01/08 (quinta-feira): Holanda x Brasil às 4h
03/08 (sábado): Brasil x Angola às 9h

Vôlei de praia

O atleta do vôlei de praia André Stein é um dos principais nomes do esporte atualmente. O capixaba de Vila Velha foi o vencedor mais jovem de um Campeonato Mundial, disputado na Áustria, em 2017. Ele também foi medalhista no Pan-Americano de Santiago em 2023. Junto com George, os dois ocupam a 5º posição no ranking mundial e garantiram a primeira vaga do vôlei masculino para Paris.

Programação:
27/07 (sábado): André e George (Brasil) x El Graoui e Abicha (Marrocos) às 14h
30/07 (terça-feira): André e George (Brasil) x Alayo e Díaz (Cuba) às 7h
01/08 (quinta-feira): André e George (Brasil) x Partain e Benesh (Estados Unidos) às 10h

Ginástica Rítmica

A ginasta da Serra Deborah Medrado é outra capixaba confirmada nos Jogos Olímpicos. Aos 22 anos, ela já gahou medalha de ouro como capitã da seleção no Pan-Americano de 2019. Essa será a segunda vez que a atleta participa dos jogos.

Junto com Deborah, outra capixaba que também está na seleção é Sofia Madeira, de 20 anos. A capixaba esteve na primeira conquista da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica, na Grécia, em março de 2023. Ela também participou da conquista histórica na Copa do Mundo deste ano, com três medalhas sendo uma de ouro e duas de prata.

Programação:
09/08 (sexta-feira): etapa classificatória às 5h
10/08 (sábado): final às 9h

Taekwondo

Moradora da Serra, Mikaela Oliveira foi chamada para substituir a medalhista olímpica Sandy Macedo, que sofreu uma lesão. A capixaba vai participar do Showcase Mixed Gender Team, uma exibição de taekwondo por equipes mistas, durante as Olimpíadas. O teste tem o objetivo de oficializar a modalidade para Los Angeles 2028. Mikaela é campeã do Grand Slam na categoria adulta até 73kg.

Outro atleta capixaba na modalidade é Pedro Alves. O lutador garantiu a vaga graças a medalha de bronze na etapa final da Copa do Mundo, realizada em dezembro, na China. Ele compete na categoria +87kg e é o atual campeão brasileiro.

Programação:
10/08 (sábado): a partir das 4h

Basquete

O Espírito Santo também tem representante no basquete. Didi Louzada, atual jogador do Flamengo, estará nas quadras representando o Brasil em busca da medalha Olímpica. Nascido em Cachoeiro de Itapemirim, ele chegou a ser jogador da NBA, maior liga de basquete do mundo, e passou por times como New Orleans Pelicans, Portland Trail Blazers e Cleveland Cavaliers.

Programação:
27/07 (sábado): França x Brasil às 12h15
30/07 (terça-feira): Brasil x Alemanha às 6h
02/08 (sexta-feira): Japão x Brasil às 6h

Handebol de areia

A capixaba mais velha do time é Patrícia Scheppa, de 36 anos. Nascida em Santa Teresa ela vai participar da exibição que pode colocar em definitivo o esporte nas Olimpíadas. Patrícia foi eleita a melhor do mundo em 2013 e foi homenageada pela Federação Internacional de Handebol (IHF) como uma das lendas da modalidade.

Capixabas de “coração”

Alguns atletas que estarão nas Olimpíadas não nasceram no Espírito Santo, mas moram no Estado e fazem os treinos por aqui. É o caso de Paulo André Camilo, que nasceu em São Paulo, mas é morador de Vila Velha. Aos 25 anos, ele chega para disputar as provas de 100m rasos e revezamento 4x100m. O atleta ficou mais conhecido após a participação no Big Brother Brasil 2022 e é hexacampeão do Troféu Brasil de Atletismo.

Embora Evandro seja carioca e Arthur seja paraense, a dupla escolheu o Espírito Santo para treinar o vôlei de praia. Representando o Aest, clube da Serra, eles carregam a bandeira capixaba para todos os lugares. Os dois garantiram a vaga com a conquista do ouro na etapa brasileira do Circuito Mundial, o Elite 16 de Brasília, em maio.

Programação:
28/07 (domingo): Evandro e Arthur (Brasil) x Horl e Horst (Áustria) às 15h
31/07 (quarta-feira): Evandro e Arthur (Brasil) x Schachter e Dearin (Canadá) às 15h
02/08 (sexta-feira): Evandro e Arthur (Brasil) x Perusic e Schweiner (República Tcheca) às 16h


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui