ES360
Organização sul-americana alerta para falta de ‘kit intubação’ no Brasil
Preocupação se dá pelaa taxa de ocupação em UTIs estar acima de 80% em todos os estados do Brasil
Diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Carissa Etienne alertou nesta quarta-feira, 31, sobre a chance de faltar insumos para a intubação de pacientes infectados pela covid-19 em hospitais brasileiros. “A mortalidade aumenta quando isso ocorre. A taxa de ocupação em UTIs está acima de 80% em todos os estados do Brasil”, declarou, em coletiva de imprensa.
Segundo Etienne, houve mais de 34 mil mortes por covid-19 nas Américas entre os dias 22 e 29 de março, com o Brasil liderando entre os demais países da região. “Todo mundo deveria estar alerta quanto a isso”, afirmou, reforçando a necessidade de medidas protetivas como o distanciamento social e o uso de máscaras para conter a pandemia.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Flexibilização e ‘kit covid’
Diante do salto de casos de covid-19 nas Américas, Etienne reforçou que ainda não é o momento de flexibilizar medidas protetivas que visam conter a pandemia. O Brasil lidera o número de casos e óbitos pela doença em toda a região.
Ainda assim, o presidente Jair Bolsonaro tem criticado medidas de isolamento social, impostas por governadores do país e defendidas pela Opas e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como única forma de conter a disseminação do novo coronavírus. Etienne ainda reiterou que remédios como a ivermectina não agem como “tratamento precoce” contra a covid-19.
Estadão Conteúdo
