fbpx

ES360

Igreja Cristã Maranata comemora 55 anos espalhando a fé pelo mundo

“O mundo está dormindo, mas a Igreja está acordada”, história da ICM é reconhecida mundialmente

Publicado

em

Primeira ICM. Foto: Acervo ICM.

A Igreja Cristã Maranata (ICM) foi fundada em 1968, em Vila Velha. Maranata é um termo bíblico que traz a mensagem de que Jesus voltará. A sede da igreja, que tem orientação religiosa pentecostal, fica no mesmo município onde surgiu. No entanto, a congregação já conta com quase 5 mil templos no Brasil e outros no exterior. Em 2023, completa seus 55 anos espalhando a fé pelo mundo e para todos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Durante a década de 60, houve uma grande onda de ecumenismo nas igrejas. Isso fez com que um grupo, que não aceitava essa nova postura, despertasse. Nesse momento, as pessoas que frequentavam a Igreja Presbiteriana, em Vila Velha, com assistência do Pastor Jonas José Marques, iniciaram um trabalho pentecostal.

Naquela época, cerca de 12 pessoas foram desligadas da igreja, pois começaram a ter experiências com doutrinas bíblicas, como o batismo com o Espírito Santo e dons espirituais. Dessa forma, decidiram se reunir em uma pequena casa na mesma cidade, dando início ao que seria a primeira unidade da Igreja Cristã Maranata.

Desde então, uma pequena casa de reuniões, em Vila Velha, com um grupo que não chegava a 20 pessoas, agora, em 55 anos, alcança milhares de fiéis ao redor do mundo. São quase 5 mil templos nacionais e igrejas em em mais de 100 países.

O atual presidente da ICM, Pastor Gedelti Victalino Teixeira Gueiros, possui uma história de dedicação ao evangelho e tornou-se figura indispensável entre os cristãos do Brasil e do mundo. Nascido em Bom Jesus do Itabapoana (RJ), em 19 de novembro de 1931,  se mudou ainda criança com a família para Vila Velha, onde iniciou seu trabalho na vida cristã na década de 60.

“A Igreja Cristã Maranata emergiu no seio da comunidade evangélica mundial, como resultado de um acontecimento previsto na Bíblia para um tempo presente. A palavra Maranata vem do aramaico e significa ‘nosso Senhor vem’. Tem o sentido de anúncio e da execução de um juízo. O mundo está dormindo, mas a Igreja está acordada”, conta Gedelti.

Pastor Gedelti Gueiros, presidente da Igreja Cristã Maranata. Foto: Divulgação

Pastor Gedelti Gueiros, presidente da Igreja Cristã Maranata. Foto: Divulgação

O trabalho voluntário

A Igreja também possui uma forte atuação voltada para o lado social, promovendo obras beneficentes. Todos os membros, como pastores, músicos, membros dos corais, professores e até para as pessoas que fazem a limpeza não recebem remuneração para exercer as atividades cristãs. A ICM também esclarece que  em seus cultos e demais eventos não há pedidos aos membros para doações financeiras e nem pedidos de ofertas.

O trabalho dos pastores é totalmente voluntário. É preciso ter foco e se dedicar à condução de seu rebanho, mas receber o chamado de Deus para exercer a vocação do ministério é fundamental. E todo este trabalho de suma importância desempenhado pelos pastores em suas igrejas é voluntário. A Igreja Cristã Maranata não prevê pagamento de salário para os pastores, além de não pedir contribuições financeiras nos cultos e eventos.

Fé, educação e acessibilidade

“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. O trabalho de acessibilidade à Palavra de Deus é realizado pela Igreja Cristã Maranata há mais de 20 anos. Desde 1997, quando iniciou a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos seminários e aulas para surdos. Todo o trabalho realizado pelo grupo de voluntários e membros é de acolhimento, orientação e apoio com o propósito de desenvolvimento da vida espiritual.

Pessoas com autismo e outras deficiências são acolhidas com as mais diversas formas: desde adaptações físicas até adaptações de conteúdos. Com um sistema de trabalho único em todas as Igrejas e por meio de produções disponibilizadas on-line, todas as pessoas, independente de suas condições, podem ter acesso à Palavra de Deus e manifestar a fé.

Maria Amim, pediatra e professora na ICM para crianças e gestantes. Foto: arquivo pessoal.

Maria Amim, pediatra e professora na ICM para crianças e gestantes. Foto: arquivo pessoal.

A pediatra Maria Amim é membro da ICM há mais de 40 anos e atua nas aulas para crianças e gestantes. “A acessibilidade das aulas pode ser dada em três níveis de complexidade e níveis de adaptação, de acordo com a necessidade dos irmãos. Mudamos o vocabulário e, até mesmo, realizamos aulas muito objetivas para manter a atenção de crianças com autismo que possuem um tempo de atenção menor”, conta.

Pelo mundo

Com 55 anos, a Igreja cresce e, hoje, está presente em todos os continentes. Apesar de ter raízes capixabas, a Igreja Cristã Maranata possui uma fé sem fronteiras que atravessa os continentes pelo mundo na propagação do Evangelho. Presente em mais de 100 países com igrejas parceiras, ainda há muito o que conquistar: Egito, Filipinas, Indonésia e China. Esses últimos locais são as prioridades para os próximos anos.

Trombetas e Festas

Desde 2019, foram três edições do Trombetas e Festas realizado pela Igreja Cristã Maranata. Esse vento reúne milhares de fiéis não só no Espírito Santo, mas pelo Brasil e no mundo. A última edição, realizada em novembro, foi transmitida para mais de 170 países e para cerca de meio milhão de pessoas

Trombetas e Festas. Foto: ICM.

Esse projeto teve um primeiro momento, onde Israel era o alvo da bênção. Com o ministério do Senhor Jesus, e, sobretudo, com sua morte na cruz, este projeto foi ampliado para salvar toda criatura. Ou seja, por um período de tempo, Israel, que não reconheceu Jesus como o Messias, está aguardando o cumprimento das profecias para todo o mundo.

Como acompanhar a ICM pela internet:

Siteigrejacristamaranata.org.br

YouTubeyoutube.com/igrejacristamaranataoficial

Facebookfacebook.com/igrejacristamaranata

Instagraminstagram.com/igrejacristamaranata_oficial


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui