fbpx

ES360

ES vai deixar de receber 400 mil vacinas previstas para julho

A previsão é de que, ao longo de todo o mês, cheguem ao estado aproximadamente 800 mil imunizantes

Publicado

em

Vacina contra a covid-19. Foto: FreePik

Vacina contra a covid-19. Foto: FreePik

 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O Espírito Santo receberá cerca de 33% a menos de vacinas contra a covid-19 em relação ao que era previsto para o mês de julho. A previsão é de que, ao longo de todo o mês, cheguem ao estado aproximadamente 800 mil imunizantes. Anteriormente, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, já havia informado que a expectativa era do recebimento de 1,2 milhão de doses. Ou seja, 400 mil vacinas a menos.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), no ritmo da disponibilidade atual de doses, serão atendidas a população por faixas etárias e os grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, destinando 80% das doses para grupos por idade e 20% das doses e mais a reserva técnica para grupos prioritários.

Isso significa que o estado continuará avançando na vacinação da população de acordo com a idade. Atualmente, a maioria dos municípios capixabas já abriram agendamento para a primeira dose para pessoas com 30 anos ou mais que não possuam comorbidades. Em Colatina, no Noroeste do estado, o público alvo já é de 27 anos ou mais. Guarapari também já avançou e abriu agendamento para pessoas com 28 anos ou mais.

Ainda segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a previsão do Ministério da Saúde era de distribuir a todos os estados brasileiros 60 milhões de doses em julho e 70 milhões em agosto. No entanto, os números foram reduzidos. Agora, o governo federal estima que irá entregar 40 milhões de imunizantes em julho, 70 milhões em agosto e 70 milhões em setembro.

Nesta semana, o Espírito Santo alcançou a marca de mais de 60% da população adulta vacinada com ao menos uma dose dos imunizantes disponíveis contra a covid-19. Até a tarde desta quinta-feira (15), o estado já aplicou um total de 2.523.774 de doses, sendo 1.826.618 destinadas à primeira dose e 612.203 à segunda.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui