ES360
ES tem menor ocupação de enfermaria desde o início da pandemia
O Painel Covid-19 mostra que o Espírito Santo conta atualmente com 678 leitos de tratamento intensivo, mas esse número pode aumentar para 1.099

Leito do Hospital Estadual Materno Infantil. Foto: Hélio Filho/Secom
A taxa de ocupação de leitos de enfermaria destinadas às vítimas da covid-19 no Espírito Santo chegou a 28,76%, a menor desde o início da pandemia. De acordo com a atualização desta segunda-feira (26) do Painel Covid-19, ferramenta da Secretaria do Estado de Saúde (Sesa), são 678 leitos no total para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus em estado grave e 195 estão em uso.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A ocupação potencial de leitos de enfermaria leva em consideração o número de vagas já existentes para tratamento intensivo de pacientes infectados pela doença e a capacidade de ampliação destas vagas. O Painel Covid-19 mostra que o Espírito Santo conta atualmente com 678 leitos de tratamento intensivo, mas esse número pode aumentar para 1.099. Se contasse com o total de leitos ampliados, a ocupação seria de 18,52%.
Essa é a menor taxa de ocupação desde o dia 18 de abril do ano passado, quando a ocupação era 11,76%. Sendo que eram 12 pacientes internados e apenas 102 leitos disponíveis para o novo coronavírus. No dia 19 de abril, esse número saltou para para 62 pessoas contaminadas com a covid-19, elevando para 34,64% o índice. De lá para cá, o menor número absoluto de pacientes nas enfermarias do estado foi registrado no dia 14 de outubro do ano passado: 184 internados.
No total, o Espírito Santo possui 733 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com potencial para aumentar para 1.098. O percentual de ocupação dos leitos está em 50,20%, com 368 pessoas internadas em estado grave da doença. Também é a menor taxa desde o início da pandemia no estado. Caso todos os leitos da ampliação estivessem disponíveis para pacientes com a covid-19, o índice seria de 35,22%.
Vacinação
O Espírito Santo já alcançou 62% da população adulta com pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19. Um dos reflexos da imunização é essa redução de internações provocadas pela doença e reforça as boas notícias relacionadas à vacinação. Já completaram o esquema vacinação com as duas doses ao menos 19,39%.
Média móvel de óbitos
O Painel Covid-19 mostra ainda que o estado voltou a ter uma queda consolidada na média móvel de óbitos por dia, se analisados os dados dos últimos 14 dias: 8,71. É o menor número desde outubro do ano passado, quando o estado chegou a ter uma média de 8,64 mortes por dia, na fase de recuperação da primeira onda da covid-19. Até esta segunda-feira, 33 municípios não registraram óbitos nos últimos 14 dias.
Taxa de transmissão
A taxa de contágio do novo coronavírus no Espírito Santo registrou um leve aumento e atingiu o patamar de 1,04, o que significa que um grupo de 100 pessoas infectadas pode transmitir o vírus para outras 104. O cálculo, que levou em consideração os números da doença entre 2 de julho, é do mais recente relatório do Núcleo Interinstitucional de Estudos Epidemiológicos, sediado no Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). Vale salientar que as taxas tendem a apresentar redução abaixo de 1 na semana do dia 9 de julho, segundo os dados de casos confirmados e de óbitos.
