fbpx

Diversão

WhatsApp: novas atualizações permitem editar e esconder conversas

O aplicativo de mensagens agora permite que o usuário edite a mensagem em até 15 minutos. Além de permitir ocultar conversas e protegê-las com senhas

Publicado

em

WhatsApp lança novas atualizações. Foto: Anton/Pexels

WhatsApp lança novas atualizações. Foto: Anton/Pexels

O WhatsApp anunciou, nesta segunda-feira (22), mais uma nova atualização no aplicativo. O novo recurso possibilita editar mensagens já enviadas em até 15 minutos. Antes era possível somente apagar as mensagens. Em comunicado, a empresa diz que a atualização “estará disponível para todos nas próximas semanas”.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A ideia possibilita que o usuário corrija erros ortográficos ou até mesmo possa reescrever o texto. E quando houver uma modificação, irá aparecer uma observação dizendo “a mensagem foi editada”.

Para utilizar o recurso, é necessário pressionar a mensagem por uns segundos e escolher a opção “Editar”, que terá o ícone de um lápis. O recurso aparecerá de diferentes formas. No iOS, basta clicar em “Editar” e alterar o texto. Já no Android, é necessário clicar nas reticências (“…”) e selecionar o botão “Editar”.

Além dessa, nos últimos dias o aplicativo também lançou outra atualização.

> WhatsApp: atualização vai permitir usar uma conta em até 4 celulares

Aplicativo possibilita esconder conversas

O aplicativo também liberou novos recursos de proteção de conversas para ocultar chats e adicionar senhas de segurança no aplicativo. A funcionalidade é chamada de “Proteção de Conversas”, que permite aos usuários ocultarem suas conversas e protegê-las com senhas. O recurso está sendo liberado aos poucos e estará disponível para todos os usuários.

Ao adicionar uma camada adicional de proteção aos chats, eles ficam armazenados em uma “pasta secreta”. Anteriormente, era necessário utilizar aplicativos não oficiais do WhatsApp para obter esse tipo de proteção.

Com essa novidade, mesmo se alguém pegar seu telefone desbloqueado e abrir o aplicativo, não conseguirá encontrar as conversas ocultas que você escolheu proteger. Isso ocorre porque o acesso às conversas protegidas só será possível por meio de uma senha definida pelo proprietário do dispositivo, como a senha do telefone ou a autenticação biométrica, como a impressão digital.

Além disso, caso alguém envie uma mensagem por meio de um chat protegido, o nome do remetente e o conteúdo da mensagem também serão ocultados na tela do smartphone. Os arquivos enviados também ficarão protegidos, não sendo visíveis na galeria do celular.

Para ativar o recurso, basta tocar no nome de uma pessoa ou grupo e selecionar a opção de bloqueio. Para acessar as conversas protegidas, é necessário deslizar lentamente para baixo na caixa de entrada, selecionar a opção “Chats bloqueados” e inserir a senha do telefone ou utilizar a autenticação biométrica.

A Meta ainda afirmou que mais recursos serão liberados nos próximos meses, incluindo a possibilidade de criar senhas personalizadas para chats bloqueados. No anúncio inicial, a opção disponível é apenas a utilização da senha do telefone ou da autenticação biométrica.

Desativar o “online”

Lançada inicialmente em agosto de 2022, essa novidade agora está disponível para todos os usuários do serviço. A função de desativar o status “online” do aplicativo permite que o usuário escolha se seus contatos podem ou não saber quando ele está usando o aplicativo de mensagens. Isso possibilita acessar o WhatsApp de forma “invisível” e ter mais privacidade.

Os usuários que optarem por ocultar o status também não poderão mais ver quando seus contatos estiverem utilizando o mensageiro. Portanto, se você desativar o status “online” e o “Visto por último” no WhatsApp, não terá mais acesso a essas informações sobre seus contatos.

O aplicativo não enviará notificações aos contatos caso o usuário decida remover o status “online” do aplicativo. A pessoa só perceberá que o contato ocultou se notar que essa informação não aparece mais abaixo do nome quando abrir a conversa.

No Android, para desativar a função, basta clicar no ícone de reticências no canto superior da tela e em seguida, vá em “Configurações”, depois clique em “Conta” e, por último, em “Privacidade”. Por lá, toque em “Visto por último e online” e selecione “Ninguém” na seção “Quem pode ver meu ‘visto por último'”. Logo abaixo, em “Quem pode ver quando estou online”, selecione a opção “Mesmo que ‘visto por último'”.

No sistema iOS, é preciso acessar as configurações do aplicativo e clicar em “Conta”. Depois, vá e, “Privacidade” e, depois, em “Visto por último e online”. Após isso marque a opção “Ninguém” em “Quem pode ver meu ‘visto por último'” e depois selecione “Mesmo que o ‘visto por último'”.