Diversão
Ressaca do Bloco Amigos da Onça acontece nesta sexta-feira em Vitória
Já em clima de nostalgia pelo carnaval que passou, o evento também marca o encerramento do calendário da folia de Momo

Bloco busca valorizar o Centro Histórico de Vitória. Foto: Andie Freitas/Divulgação
Depois de arrastar milhares de foliões na última Terça-Feira de Carnaval no Centro de Vitória, o Bloco Amigos da Onça vai realizar a sua Ressaca nesta sexta-feira, a partir das 19h, no espaço cultural Thelema, também no Centro da Capital. A programação musical dessa festa será comandada pelos seletores Filipe Borba, Giovanni Urso e Miguel Filho que irão embalar a pista de dança com um set sensual e desbundado – um pouco daquilo que o Bloco Amigos da Onça apresentou em seu cortejo carnavalesco.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A cada Carnaval, o Bloco Amigos da Onça cria uma nova marchinha que narra, sob a forma de uma paródia carnavalesca e queer, o relato colonial sobre a perseguição de uma onça a um jesuíta e a indígenas que, tempos depois, deu o nome ao Parque da Gruta da Onça. Este ano a agremiação lançou a composição intitulada “Tomar Leitinho e Liberar Geral”, cuja produção e arranjos foram feitos por Fepaschoal, que também assina a autoria da letra juntamente com Paulo Gois, Yuri Paria, Giovanni Urso e Henrique Lachésis.
Surgido 2016 no carnaval de rua de Vitória, o Bloco Amigos da Onça convida seus foliões a embarcarem num enredo alegre, sensual, antropofágico, decolonial, nativista e tropicalista que celebra a diversidade sexual e de gêneros diversidade sexual e de gêneros, defende a liberdade e autonomia de todos os corpos e promove um olhar preservacionista sobre o meio ambiente. Em seu cortejo, que acontece na Terça-Feira de Carnaval, a agremiação apresenta uma narrativa debochada na qual a Onça deixa sua ferocidade de lado para cair na folia e distribuir seu leite aos foliões felinos.
Agremiação de caráter comunitário, o Bloco Amigos da Onça busca valorizar o Centro Histórico de Vitória e sua criação foi motivada pelo sentimento de pertença dos moradores da Rua Barão de Monjardim e adjacências – pela vontade de celebrar junto com a vizinhança e com os demais moradores da cidade.
Serviço
Ressaca do Bloco Amigos da Onça
Dia 03/03/2023 (Sexta-Feira), a partir das 19 horas
Local: Thelema – Rua Graciano Neves, 90 – Centro de Vitória
Couvert: R$10 (valor mínimo)
