fbpx

Diversão

“Que Loucura”: Bloco de saúde mental abre alas no Sambão do Povo

Além das alas fantasiadas, o bloco também conta com uma bateria, que é comandada pelo psicólogo do CAPS Laranjeiras, Valter Molulo

Publicado

em

Bloco "Que Loucura" abre desfiles do Grupo Especial com foco em saúde mental no Carnaval. Foto: Divulgação/Bloco Que Loucura

Bloco “Que Loucura” abre desfiles do Grupo Especial com foco em saúde mental no Carnaval. Foto: Divulgação/Bloco Que Loucura

A capital do Espírito Santo já está em ritmo de folia, e neste sábado (22), o bloco “Que Loucura” vai ser o responsável por abrir os trabalhos para a festa no Sambão do Povo!

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Pelo terceiro ano consecutivo, pacientes e trabalhadores do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Serra e de outros municípios da Grande Vitória terão a honra de inaugurar os desfiles do Grupo Especial das Escolas de Samba, trazendo um verdadeiro show de alegria, inclusão e conscientização sobre saúde mental.

Além das alas fantasiadas, o bloco também conta com uma bateria, que é comandada pelo psicólogo do CAPS Laranjeiras, Valter Molulo.

O convite da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (LIESGE), organizadora oficial do Carnaval de Vitória, reforça a importância social da festa. A expectativa é que 60 mil pessoas prestigiem os três dias de evento, incluindo foliões, camarotes e integrantes das Escolas.

Nos anos anteriores, o bloco desfilou nas sextas-feiras, junto às escolas do Grupo A. Agora, sobe de patamar e abre o grande espetáculo do Grupo Especial, mostrando que a saúde mental tem lugar de destaque na avenida.

Inclusãoarte e liberdade na avenida

Desde o primeiro convite da LIESGE, em 2023, a adesão ao bloco só aumenta! No primeiro ano, 400 pessoas coloriram a avenida com suas fantasias e mensagens de inclusão.

Já em 2024, esse número saltou para mais de mil participantes, entre pacientes, familiares, profissionais de saúde e militantes da causa. E para este ano? A expectativa é de um desfile ainda maior e mais vibrante!

“O próprio bloco é um instrumento de reabilitação psicossocial para pessoas que vivenciam o sofrimento psíquico ou fazem uso de substâncias psicoativas. Pelo poder da arte e da cultura, garantimos a essas pessoas um cuidado em liberdade, longe do isolamento manicomial, promovendo seus direitos e combatendo o preconceito”, destaca Betsaida Moulin Malheiros, gerente do CAPS de Laranjeiras.

Samba no pé compromisso social

A parceria entre o bloco Que Loucura e a LIESGE reafirma que o Carnaval é muito mais que festa: é uma ferramenta de transformação social!

“As escolas de samba não são apenas palco de espetáculo, elas têm uma função social muito importante. O Sambão do Povo, administrado pela Liga, deve ser também um espelho da inclusão. E a parceria com o Que Loucura mostra essa força! O trabalho desse bloco na luta pela Saúde Mental é essencial, e nada mais justo do que abrirmos os desfiles do Grupo Especial com essa energia”, ressalta o diretor-geral de Carnaval da LIESGE, João Felipe.

Bloco da Saúde

Formado por servidores da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) e outros trabalhadores da saúde, o Bloco da Saúde também vai fazer parte dessa festa, junto com o “Que Loucura”, em defesa do SUS e em prol de uma saúde integral e acessível para todos.

Neste ano, a mobilização deles terá como foco a prevenção da dengue e a importância da vacinação para a sociedade.

SERVIÇO

O quê: abertura dos desfiles do Grupo Especial com o bloco Que Loucura
Quando: sábado (22)
Onde: Sambão do Povo, Vitória
Concentração: 19 horas em frente ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), endereço: Av. Dário Lourenço de Souza, N° 366, Bairro Mário Cypreste.

Leia mais!