Diversão
“Pirâmides” estreia como 1º filme de ficção científica 100% capixaba
Produção filmada na Serra estreia nesta quarta (9) no Cine Metrópolis e disputa Fantaspoa; diretor detalha desafios do cinema regional

Filme Pirâmides é a primeira ficção científica gravada na Serra. Foto: Divulgação/Pirâmides
O longa-metragem Pirâmides, primeira ficção científica totalmente produzida no Espírito Santo, estreia nesta quarta-feira (9), às 20h, no Cine Metrópolis da Ufes, com entrada gratuita. Dirigido por Alex Buck, o filme mistura humor e invasão alienígena em cenários da Serra, onde uma jovem enfrenta jogos absurdos criados por seres extraterrestres. Segundo o cineasta, a obra é um convite para “fugir da realidade” e mergulhar em efeitos especiais criados com recursos limitados.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Originalmente idealizado como um projeto sério de ficção científica, o filme ganhou tom de comédia durante a produção. “A brincadeira é a gente se divertir no processo, criar alienígenas e efeitos visuais. Sou apaixonado por literatura sci-fi, onde a imaginação é livre”, explica Buck. Com seis anos de produção, o projeto contou com financiamento da Secretaria de Cultura do ES, Funcultura e Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
Para o diretor, filmar na Serra exigiu improvisação. “Temos talentos incríveis aqui em efeitos especiais e maquiagem, mas o orçamento apertado foi um obstáculo. Dificilmente alguém fará um filme com tantos efeitos como este no ES”, afirma. Apesar das limitações, o filme será exibido no 21º Fantaspoa — maior festival latino-americano de cinema fantástico —, competindo com produções internacionais de 9 a 27 de abril.
Além da estreia, uma segunda sessão gratuita ocorrerá no Cine Metrópolis na sexta (11), também às 20h. Enquanto isso, a participação no Fantaspoa coloca o filme em circuito internacional. “É uma vitória para o cinema capixaba”, celebra Buck.
Serviço
Filme: Pirâmides (ficção científica, 2025)
Estreia: 9 de abril, 20h | Segunda sessão: 11 de abril, 20h
Local: Cine Metrópolis (Ufes) | Entrada: Gratuita
Festival: Fantaspoa (9 a 27/04) | Classificação: Livre
LEIA MAIS!
