fbpx

Diversão

Ney Matogrosso será o Homenageado Nacional no Festival de Cinema de Vitória

Artista será celebrado pela contribuição ao cinema, teatro e música; evento acontece de 19 a 24 de julho

Publicado

em

Ney Matogrosso. Foto: Lucas Landau/ Acervo Galpão IBCA

Ney Matogrosso. Foto: Lucas Landau/ Acervo Galpão IBCA

O cantor, ator e diretor Ney Matogrosso será o grande homenageado do 32º Festival de Cinema de Vitória (FCV), que acontece entre os dias 19 e 24 de julho, na capital capixaba. O artista receberá o Troféu Vitória e o Caderno do Homenageado, uma publicação biográfica inédita sobre sua vida e carreira.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A homenagem marca os 50 anos de carreira solo de Ney, que se destacou na música brasileira desde 1973, quando ganhou projeção nacional com o grupo Secos & Molhados. Depois, seguiu em carreira solo, acumulando sucessos como Seu Tipo, Tanto Amar, Bandido Corazón, Pro Dia Nascer Feliz e Homem com H.

Além da música, Ney construiu uma sólida trajetória no cinema e no teatro. Estreou como ator em “Sonho de Valsa” (1987), de Ana Carolina, e desde então atuou em quase 20 filmes, muitos deles ligados ao cinema autoral brasileiro, como Sol Alegria (2018) e Depois de Tudo (2008).

Um de seus papéis de maior destaque no audiovisual foi no filme “Luz nas Trevas — A Volta do Bandido da Luz Vermelha” (2010), de Helena Ignez, com quem manteve uma parceria artística em várias outras produções, incluindo Ralé (2015) e A Alegria é a Prova dos Nove (2023).

Ney também se destacou como diretor de teatro e de grandes shows. Nos anos 1980, dirigiu o espetáculo “Rádio Pirata”, do RPM, que se tornou um dos maiores sucessos do pop rock brasileiro, e também foi responsável pelo show “Ideologia”, de Cazuza, registrado no icônico álbum ao vivo “O Tempo Não Para”.

O 32º Festival de Cinema de Vitória terá mostras competitivas, sessões especiais, debates, oficinas e homenagens, consolidando Vitória como capital do cinema brasileiro durante o evento. Toda a programação é gratuita.

O festival conta com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale, apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta e da Carla Buaiz Jóias, além da realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

LEIA MAIS: