fbpx

Diversão

Mural gigante vai contar a história do Porto de Vitória

Projeto de requalificação cultural terá pintura de 703 m² assinada por Raí Bolzan e celebra história do porto e da cidade

Publicado

em

O artista Raí Bolzan trabalha nos primeiros traços do mural que vai ocupar mais de 700 m² no muro do Porto de Vitória

O artista Raí Bolzan trabalha nos primeiros traços do mural que vai ocupar mais de 700 m² no muro do Porto de Vitória. Foto: Divulgação

O muro que cerca o Porto de Vitória, no Centro da capital, começa a ser transformado em um grande mural artístico. Ao todo, 703 metros quadrados de parede receberão tinta spray nas mãos do artista capixaba Raí Bolzan, que assina a obra inspirada na história do porto e na vocação portuária do Espírito Santo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A intervenção faz parte de um projeto cultural patrocinado pela Vports, como parte das ações de requalificação da área. O trecho a ser pintado vai da portaria da Vports, na Ilha do Príncipe, até o antigo aquaviário, no Centro de Vitória. A pintura será feita após a reforma estrutural do muro, prevista para durar 30 dias. Na sequência, a execução do mural deve levar mais um mês.

Linha do tempo em tinta spray

A obra será dividida em oito fases e contará, em forma de narrativa visual, a trajetória do porto capixaba desde 1545 até os dias atuais. O mural retratará, por exemplo, a chegada das primeiras embarcações, o ciclo do café, os produtos que impulsionaram o comércio e o desenvolvimento do Espírito Santo ao longo dos séculos.

“É um espaço de grande visibilidade, pensado como forma de consolidar Vitória como um polo de arte urbana”, explica Raí Bolzan, que pinta desde os 12 anos e atua profissionalmente desde 2012.

Arte como elo com a cidade

Além do mural, o projeto inclui um workshop gratuito voltado à comunidade local, com oficinas de criatividade, teoria das cores e técnicas de pintura. Também haverá visita guiada ao mural, promovendo a valorização do território e formação artística.

Para Gabrielle Saraiva, produtora executiva da CIX Produções, responsável pela curadoria e execução do projeto, a proposta vai além da estética. “É uma forma de reconectar a cidade à sua própria história. A arte urbana tem esse poder de ressignificar o espaço e despertar pertencimento.”

A iniciativa é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, com apoio institucional da Timenow. A empresa atuou como ponte entre a proponente e a patrocinadora. “É um projeto que tem tudo a ver com o que acreditamos: integração, legado e transformação concreta da realidade”, afirma Antonio Toledo, CEO da Timenow.

Requalificação do porto

A pintura no muro se soma a outras ações culturais em curso na região portuária. Em 2024, a Vports entregou a reforma dos cinco armazéns do Porto de Vitória. Três deles serão voltados a atividades socioculturais, como museu, arena de espetáculos, restaurante, centro de vivência e unidade de ensino — todos abertos ao público.

O diretor-presidente da Vports, Gustavo Serrão, destaca que o projeto cultural caminha junto com a revitalização da área. “Temos um porto que é parte da vida da cidade. Nosso objetivo é viabilizar esse diálogo real com Vitória por meio de ações que integrem desenvolvimento, história e cultura.”

LEIA TAMBÉM: