Diversão
Lua cheia e eclipse lunar: Parque da Fonte Grande aberto neste sábado
O projeto acontecerá no período das 17h às 20h30, de forma gratuita, e não é necessário agendamento para participar
O Parque da Fonte Grande, localizado no Maciço Central da capital, estará aberto até mais tarde neste sábado (28) para mais uma edição do projeto Lua Cheia. Também neste dia ocorrerá o eclipse lunar, que em Vitória terá visualização na fase penumbral. O projeto acontecerá no período das 17h às 20h30, de forma gratuita, e não é necessário agendamento para participar.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Quem for participar do evento, poderá ver a ilha de Vitória toda iluminada de vários ângulos. Em caso de chuva ou em situação de tempo muito nublado, a contemplação não será possível e o evento não ocorrerá neste dia.
A entrada é pela Rodovia Serafim Derenzi, no bairro Grande Vitória, e a subida pode ser de carro, moto ou bicicleta na via interna do parque, a estrada Tião Sá, seguindo até o estacionamento.
“A cada novo início de lua cheia, o evento ganha mais contempladores, que sobem o Parque da Fonte Grande para visualizar nossa linda capital. E a visualização dessa fase da lua possibilita ver alguns dos marcos visuais mais bonitos da cidade, como a Pedra dos Olhos e a Baía de Vitória”, enfatizou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.
Ainda de acordo com o secretário, além da vigilância motorizada do parque da Fonte Grande, o evento contará com o apoio da Guarda Civil Municipal, com agentes dando suporte aos visitantes na descida da estrada Tião Sá.
ECLIPSE LUNAR
Ocorre quando a Lua entra na sombra da Terra. Há dois tipos de sombra: a umbra, a sombra escura que não recebe nenhuma luminosidade do Sol, e a penumbra, que é a sombra clara que ainda recebe luminosidade do Sol.
Quando a Lua entra na penumbra, temos o eclipse penumbral e quando entra na umbra temos o parcial. Quando a Lua está totalmente dentro da umbra temos o eclipse total
LUA CHEIA
A lua cheia é aquela que vemos toda iluminada. Isso acontece porque na posição em que ela se encontra nessa fase, a sua parte – iluminada pelo Sol – está voltada para a Terra. Ela pode ser vista de formas diferentes graças à sua posição em relação à Terra. Na Lua cheia, a Terra se encontra entre o Sol e a Lua, ou seja, eles estão alinhados na seguinte ordem: Sol, Terra e Lua.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui