Diversão
“Irmão do Jorel” volta às origens no Festival de Cinema de Vitória
Série brasileira criada por Juliano Enrico terá exibição especial no festival onde tudo começou, com seis episódios e bate-papo com o autor

Série Irmão do Jorel. Foto: Divulgação
Um dos maiores sucessos da animação brasileira vai retornar ao ponto de partida. A série Irmão do Jorel, criada pelo capixaba Juliano Enrico, será exibida nesta quarta-feira (23) em uma sessão especial no 32º Festival de Cinema de Vitória (FCV), às 16 horas, na Sala Marien Calixte, no Sesc Glória.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A relação entre o festival e a série vai além da exibição comemorativa. Juliano participou, ainda no início dos anos 2000, de oficinas de animação e roteiro promovidas pelo evento. Ali, ele deu os primeiros passos que o levariam até a estreia nacional no canal Cartoon Network, uma década depois.
Memórias de Vitória inspiraram episódios da série
Na sessão intitulada Irmão do Jorel – 10 anos e além, serão apresentados seis episódios: Profissão: Palhaço, Consequência ou Consequência, Os Embalos de Sábado à Tarde, Perdido no Cinema, Parceira da Mamãe e O Mundo Maravilhoso dos Objetos Inanimados.
Muitos dos episódios têm inspiração direta nas vivências de Juliano em Vitória. Segundo ele, “Embalos de Sábado à Tarde” tem muita influência das noites da cidade, especialmente das pessoas que frequentavam a Mega Zoom.
A série, que completa uma década em 2025, nasceu da observação do cotidiano familiar do autor. Objetos, fotos e roupas antigas serviram de ponto de partida para a criação de personagens e histórias. “A gente vai criando a partir dessas memórias que existem fisicamente”, disse Juliano.
Série surgiu a partir de um Fotolog familiar
Antes da televisão, Irmão do Jorel começou a tomar forma em postagens feitas em um Fotolog, antiga rede social popular nos anos 2000. O autor compartilhava imagens de sua família, despertando o interesse de seguidores que viam graça no comportamento e nos objetos retratados.
Juliano passou então a desenhar quadrinhos inspirados nesse universo e, em 2007, apresentou o projeto para um edital do Ministério da Cultura. A proposta evoluiu para um material completo, com personagens, cenários e sinopses, até ser selecionado em 2009 em um pitching do Fórum Brasil TV.
Cartoon Network entrou após projeto piloto
A partir da seleção, o Cartoon Network entrou na produção. O autor relata que teve liberdade criativa e pôde escolher os parceiros envolvidos. “O Cartoon foi super paciente, deu liberdade não só para as ideias, mas para a escolha de parceiros. Conseguimos um estúdio para fazer o piloto”, explicou.
Juliano destaca que, embora a série tenha um olhar pessoal, ela se conecta com experiências comuns a muitas famílias. “Quanto mais pessoal, mais íntimo, mais pra dentro você olha, o mundo inteiro se conecta, outras famílias se conectam.”
Bate-papo com autor e equipe marca sessão especial
Após a exibição dos episódios, o público poderá participar de um bate-papo com Juliano Enrico e integrantes da equipe criativa da série. O encontro marca a celebração dos dez anos da estreia e destaca o papel do Festival de Cinema de Vitória no início da trajetória do criador.
A programação do 32º FCV é realizada pela Galpão Produções e pelo Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), com patrocínio da Petrobras e apoio institucional do Instituto Cultural Vale e Banestes, via Lei de Incentivo à Cultura. O festival conta ainda com apoio do Sesc Espírito Santo e de outras instituições parceiras.
32º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA
Irmão do Jorel – Sessão 10 Anos e Além
Local: Sala Marien Calixte, 3º andar do Sesc Glória – Avenida Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória (ES).
Data: quarta-feira (23)
Horário: 16h
Ingressos: retirada de ingressos uma hora antes da sessão ou online no site.
LEIA MAIS:
