Diversão
Formemus abre inscrições gratuitas para músicos do ES. Saiba como participar
O Formemus Lab Artístico se consolida como espaço de referência para a profissionalização da música autoral no Espírito Santo

Formemus Lab Artístico. Foto: Divulgação
A cena musical capixaba tem se fortalecido nos últimos anos, revelando novos talentos e conectando artistas locais às tendências nacionais. Nesse movimento de profissionalização e abertura de caminhos, o Formemus Lab Artístico se tornou um espaço de referência nacional para quem deseja se aprofundar ainda mais no mercado através do apoio de mentores especializados. O projeto é gratuito e fornece formação a artistas e bandas autorais do Espírito Santo. Ao todo, são selecionadas 10 propostas residentes no estado, com possibilidade de participação de artistas de outros locais mediante custeio próprio de deslocamento e estadia. As inscrições para esse laboratório artístico vão até o dia 5 de setembro por meio de link disponível na bio do Instagram @formemus.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A formação é composta por três módulos presenciais, sempre das 10h às 17h: Direção Artística de Palco (29/09 a 01/10), com Bia Nogueira, multiartista e empresária premiada; e William Mendonça, ator, diretor teatral e diretor criativo dos festivais Noites Brasileiras. Direção Musical de Show (27 a 29/10), com Barral Lima, produtor e empresário de Beto Guedes, e Pena Schmidt, da Lista das Listas; e Gestão de Carreira e Mercado (03 a 05/11), com Renata Gomes, diretora de Marketing Artístico da ONErpm, e Laura Bahia, especialista em gestão de carreira e A&R da UBC. Os dois primeiros encontros acontecem no Teatro SESI, em Jardim da Penha, e o último na sede da MM Projetos Culturais, no Edifício Impacto Empresarial na Reta da Penha em Santa Luíza.
Criado em 2023, o Formemus Lab já impactou dezenas de artistas capixaba e se consolidou como um espaço de troca e formação de base, contribuindo para a profissionalização da música autoral. Por ele já passaram nomes como Luiza Dutra, Chorou Bebel, Gastação Infinita, Sthelô, Caju, Cainã Morellato, Daniel Silva, Douglas Lopes, Fabriccio, Thaysa Pizzolato, Suindara e muitos outros.
“O Lab Artístico reforça o compromisso do Formemus com formação de base, fortalecimento artístico e democratização do acesso ao mercado da música no Brasil”, destaca Daniel Morelo, criador da iniciativa, ao lado de Simone Marçal.
O Formemus Lab Artístico 2025 tem patrocínio master da Petrobras, realização da MM Projetos Culturais e Ministério da Cultura, com incentivo da Lei Rouanet e apoio do SESI.
Confira o currículo detalhado do time de mentores desta edição:
Pena Schmidt: Referência absoluta do backstage brasileiro, já foi técnico de som d’Os Mutantes, produtor de discos e gestor do Auditório Ibirapuera. Hoje é curador, consultor e mantém a influente #listadaslistas.
Barral Lima: Compositor, produtor e CEO do Grupo UN Music. Empresário de Beto Guedes e nome por trás de projetos como Palco Ultra e MARTE Festival, já assinou produções de artistas como Fernanda Takai, Lô Borges e Pepeu Gomes.
William Mendonça: Produtor artístico, gestor cultural e diretor criativo dos festivais Noites Brasileiras e Ecléticos Livre Festival. Atuou em projetos com o SESC Ceará e a Prefeitura de Aquiraz.
Bia Nogueira: Multiartista, produtora e empresária negra premiada. Coordena o Coletivo IMuNe, dirigiu a Semana de Música Preta de MG e foi destaque no WME Awards e no Prêmio SIM São Paulo.
Renata Gomes: Diretora de Marketing Artístico da ONErpm, tem mais de 25 anos de experiência em estratégias para artistas e marcas. É mestre em Comunicação e docente nas áreas de Music Business e Marketing.
Laura Bahia: Relações públicas com especialização em mídias digitais e marketing. Atua como A&R na UBC (União Brasileira de Compositores), com foco em gestão de carreira e posicionamento artístico no ambiente digital.
