fbpx

Diversão

Festival terá oficinas artísticas e vagas de emprego para PCD no ES

O festival acontece de 10 a 13 de março em Vitória e oferece oficinas de arte, música e dança para pessoas com deficiência

Publicado

em

Momentos de expressão e inclusão no palco do Festival PCD - Pinta, Canta e Dança. Arte que celebra a diversidade

Momentos de expressão e inclusão no palco do Festival PCD – Pinta, Canta e Dança. Arte que celebra a diversidade. Foto: Divulgação

Em 2025, o Festival PCD – Pinta, Canta e Dança chega à sua segunda edição com uma programação totalmente gratuita voltada para pessoas com deficiência (PcD). O evento, que acontecerá de 10 a 13 de março na Casa da Música Sônia Cabral, em Vitória, também se expande para São Paulo, onde será realizado de 24 a 27 de março, com encerramento no dia 28.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Além de participar das oficinas artísticas de música, dança e artes visuais, os interessados terão a oportunidade de integrar a equipe do evento. O festival está com vagas exclusivas para a contratação de pessoas com deficiência que moram no Espírito Santo, ampliando ainda mais a inclusão no ambiente cultural e profissional.

Inscrições abertas

As inscrições para as oficinas estão abertas até o dia 24 de fevereiro. As atividades são destinadas a pessoas com deficiência maiores de 18 anos, com vagas limitadas a 20 participantes por oficina. Os interessados podem garantir sua vaga através do link, também disponível no Instagram. As oficinas oferecidas são:

Oficina de Arte Urbana para Pessoas com Deficiência Auditiva – “Mural do Silêncio: Cores que Falam”: Um espaço para explorar pintura mural e grafite, criando uma intervenção artística coletiva. A oficina será traduzida em Libras.

Oficina de Expressão Corporal para Pessoas com Deficiência Física e Idosos – “Corpo em Movimento”: Uma vivência de dança adaptada, conduzida por um coordenador com deficiência física, promovendo a conexão com o corpo.

Oficina de Música para Pessoas com Deficiência Visual – “Som e Sensação”: Uma imersão no universo dos sons e ritmos, com a criação coletiva de uma música, coordenada por Luiz Amorim, músico com baixa visão.

Facilitadores renomados para uma experiência inclusiva

O festival contará com facilitadores de destaque, como Rafael Odrus, primeiro grafiteiro surdo do Brasil, Luiz Amorim, músico e educador com baixa visão, e Marcelo Ferreira, especialista em dança inclusiva para pessoas 60+ e PCDs, garantindo a qualidade e acessibilidade nas atividades.

Oportunidades de emprego

Além das oficinas, o festival oferece oportunidades de emprego para pessoas com deficiência no Espírito Santo, com vagas para a equipe de produção do evento. Essas vagas reforçam o compromisso com a inclusão profissional, criando um espaço para que pessoas com deficiência contribuam diretamente para a realização do festival.

Celebração da Diversidade e da Produção Cultural

Ao final de cada edição, as produções dos participantes serão apresentadas ao público, com apresentações de música, dança e arte, promovendo a inclusão e a visibilidade das produções culturais de pessoas com deficiência.

Patrocínio e Apoio

O Festival PCD – Pinta, Canta e Dança conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, MedSênior e Banestes, com realização do MC Instituto Movimento Cidade e apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura.

Programação Completa em Vitória

10/03 (Segunda-feira)
13h – 17h: Oficina de Música
13h – 17h: Oficina de Artes Visuais
13h – 17h: Oficina de Expressão Corporal

11/03 (Terça-feira)
13h – 17h: Oficina de Música
13h – 17h: Oficina de Artes Visuais
13h – 17h: Oficina de Expressão Corporal

12/03 (Quarta-feira)
13h – 17h: Oficina de Música
13h – 17h: Oficina de Artes Visuais
13h – 17h: Oficina de Expressão Corporal

13/03 (Quinta-feira)Manhã
8h – 12h: Oficina de Música
8h – 12h: Oficina de Artes Visuais
8h – 12h: Oficina de Expressão Corporal

13/03 (Quinta-feira) – Tarde

Encerramento do Festival PCD em Vitória – Apresentação das produções finais das oficinas

14h – 14h10: abertura com a mestre de cerimônias
14h10 – 14h40: show musical
14h40 – 15h10: exibição de mostra de cinema
15h15 – 15h30: apresentação de performance de dança (resultado da Oficina de Expressão Corporal)
15h35 – 15h55: apresentação de trilha original (resultado da oficina de música)
16h – 16h20: apresentação de pintura coletiva (resultado da Oficina de Artes Visuais)
16h20 – 17h00: entrega de certificados dos alunos

Encerramento

Leia mais: