fbpx

Diversão

Festival no ES vai ter até pastel inspirado no filme Divertidamente

Os visitantes poderão experimentar mais de 30 sabores do popular pastel, desde os tradicionais frango, carne e queijo até opções mais exóticas, incluindo versões doces

Publicado

em

Pastéis Divertidamente, umas das opções que serão servidas no Festival do Pastel e Caldo de Cana

Pastéis “Divertidamente”, umas das opções que serão servidas no Festival de Ibiraçu. Foto: Reprodução/Instagram

Famoso por ser a capital capixaba do pastel e do caldo de cana, o município de Ibiraçu, localizado a 70 quilômetros ao norte de Vitória, recebe de quinta-feira (15) a sábado (17), no Parque de Exposições da cidade, a terceira edição do Festival Gastronômico do Pastel e Caldo de Cana. O evento, com entrada gratuita, reunirá no mesmo local delícias regionais, produtos da agroindústria, cerveja artesanal, empreendedorismo e apresentações musicais.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Os visitantes poderão experimentar mais de 30 sabores do popular pastel, desde os tradicionais frango, carne e queijo até opções mais exóticas, incluindo versões doces. O festival é promovido pelo Instituto Panela de Barro e pela Prefeitura de Ibiraçu, com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes).

Uma novidade deste ano é a presença dos pastéis temáticos da Rota 101, inspirados no filme “Divertidamente”. As massas estarão disponíveis nos sabores bacon com pimenta, ervas finas e morango com chocolate, enquanto os recheios incluem camarão com cream cheese, calabresa apimentada e queijo, além de morango com Nutella. Os preços variam de R$ 14,00 para uma caixinha com 10 mini pastéis a R$ 15,00 para o tamanho convencional.

> Maior circuito de tirolesa da América Latina será inaugurado no sábado no ES

Ibiraçu tem se consolidado como uma parada obrigatória para quem passa pela região, reunindo diversas pastelarias especializadas ao longo da BR-101. A tradição começou na década de 1960 com Gilberto Rosalém, pioneiro na produção de pastéis na cidade ao abrir a lanchonete California. “São 64 anos produzindo pastéis, desde os mais simples até os sofisticados. Nosso objetivo é atender o gosto do cliente, sempre mantendo a qualidade do produto e garantindo segurança alimentar para quem está viajando”, afirmou Gilberto Rosalém Júnior, atualmente à frente do negócio.

Na Parada Ibiraçu, segundo o proprietário Thiago Pignaton, são produzidos mais de 600 mil pastéis por ano, o que demanda aproximadamente 1,7 tonelada de massa. Entre as opções, estão pastéis coloridos, como o vermelho com massa de pimenta e o verde com massa de cebola e salsa, além de versões integrais e de chocolate. Os recheios variam entre moqueca de camarão, carne seca com catupiry e bacalhau com palmito, com a opção de borda recheada com catupiry ou cheddar. Para os amantes de doces, há pastéis de morango com Nutella e Serenata.

> De café colonial a cervejaria: o que fazer em Venda Nova do Imigrante

“A minha expectativa é muito grande para o evento, já que a cidade vem se consolidando cada vez mais como a capital estadual do pastel e do caldo de cana. O destino se torna um passeio maravilhoso de fim de semana, com atrações como o Buda gigante e o Caminho da Sabedoria. Estamos fazendo o possível para surpreender os visitantes durante o Festival”, destacou Thiago Pignaton.

Pastel frito

Pastel. Foto: Reprodução/Instagram/Instituto Panela de Barro

PROJETO SEMENTES

Outra novidade do evento fica por conta da participação do Projeto Sementes, fruto de uma parceria entre o Sebrae/ES e a Suzano, maior produtora mundial de celulose. A finalidade é capacitar e gerar oportunidades de negócio para pessoas em situação de vulnerabilidade social, promovendo inclusão e desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável. Nesse sentido, a Unidade Regional Central (URC) do Sebrae/ES vai levar três associações para o Festival, que somam cerca de 60 empreendedores.

O primeiro é a Padaria Quilombola de Ibiraçu, que vai levar para o espaço pães, biscoitos e bolos. Já o Instituto Nós Mulheres, de Aracruz, que trabalha a preservação do meio ambiente por meio do reaproveitamento de madeira, vai levar artesanato. A Artebovis, que produz peças funcionais utilizando fibras naturais, em especial a fibra de taboa, vai levar cestaria, esteira e peças de decoração.

> Santa Teresa se prepara para Festa do Vinho e da Uva

Segundo a gerente da URC, Carta Bortolozzo, a região de Ibiraçu tem se destacado como rota turística e um dos principais indutores para isso é o grande Buda e o Caminho da Sabedoria. No entanto, os pequenos negócios do território também se destacam.

Para conectar o público com esses empreendedores temos o Festival do Pastel e Caldo de Cana. “O evento movimenta cada vez mais o território, e o nosso trabalho é conectar esses empreendedores com o público. Para isso, preparamos essas empresas durante todo ano, e agora eles têm a oportunidade de lançar e divulgar produtos, gerar negócios, entre outros”.

Para o organizador do evento, Eduardo Destefani, o Festival do Pastel e Caldo de Cana de Ibiraçu, vem com o objetivo de evidenciar o destino turístico por meio da gastronomia da região. No entanto, além das estrelas do Festival, que são o pastel e o caldo de cana, os visitantes também vão poder experimentar outras delícias e sabores, entre hambúrguer, pizza, petiscos, massas, pratos finos, doces, chocolate, gelatos, e muitos mais. Além de uma cerveja artesanal de qualidade, música boa e um ambiente para acolher toda família.

SERVIÇO

Festival do Pastel e Caldo de Cana de Ibiraçu

Quando: 15 a 17 de agosto
Local: Parque de Exposições da Cidade – entrada gratuita

EMPREENDEDORES

Circuito Cervejas Capixabas
I Lupi Cervejaria
Três Torres Cervejaria
Cervejaria Trindade
King Beer
Cervejaria Aphoteose
Moro Cervejaria
Drink Tropical

ESPAÇO MERCEARIA

Chocolate Artesanal, Cafés Especiais, Pães e Biscoitos, Cachaça, Flores e orquídeas e Artesanato

Quinta-feira (dia 15 de agosto)

17h – Abertura da Praça de Alimentação
18h – Apresentação musical com João Vitor e Vinícius
20h – Show com Garotos Tradição (sertanejo)
22h – Show com Victor e Sander

Sexta-feira (dia 16 de agosto)

17h – Abertura da Praça de Alimentação
19h – Show com Tanne Castro (MPB)
21h – Show com André Viollet
23h – Show com Rubens Netto (Pop)

Sábado (dia 17 de agosto)
14h – Abertura da Praça de Alimentação
15h – Show com Projeto Feijoada (Samba e Pagode)
19h –Show com Renato Sabaini (MPB)
21h – Show com Marcos Bifão (Brasilidades)
22h – Show com Comichão (Forró)


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui