Diversão
Encontro de família tem tombo da polenta e concurso de cachaça
A família Mação, uma das mais tradicionais italianas no ES, se reúne no fim de semana em Guarapari

A família Mação se reúne todos os anos para celebrar a tradição italiana entre as gerações. Foto: Divulgação
O VII Encontro da Família Mação, considerado o maior encontro de família italiana no Espírito Santo, será realizado entre os dias 29 e 31 de agosto de 2025, em um sítio em Guarapari. A expectativa é reunir mais de 320 descendentes para uma programação intensa, marcada por tradição, cultura e confraternização durante os três dias do encontro.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A abertura acontece na sexta-feira (29), com cerimônia oficial no auditório, seguida da apresentação de uma nova música dedicada à família por Claudio Vereza. O jantar será servido a partir das 19h30, e a noite será animada pelo show de Margoso e banda.
No sábado (30), a agenda começa cedo com café da manhã, feira de produtos da família e aula de Fit Dance. Entre as atrações estão o tradicional desenterrar da cachaça, workshop de queijo artesanal com Solange e degustação de cafés especiais, além do futebol entre pais e filhos. O almoço terá seresta italiana comandada pelo maestro Sandro Gomes e, à tarde, acontecem concurso de cachaça, batismo de novos integrantes e shows com Michele Freire e grupo Pagodeu. A noite reserva ainda bingo e a festa temática Anos 80/90 com Cazuza Cover.

Encontro de gerações: a descendente mais antiga, com 93 anos, e a caçula, com um ano de idade. Foto: Divulgação
Já no domingo (31), a programação começa com caminhada da alvorada, seguida de café da manhã e o simbólico “enterro da cachaça”. O encontro será finalizado com foto oficial, celebração no auditório e almoço de confraternização antes do check-out.
Com uma mistura de música, gastronomia típica, esportes e celebrações religiosas, o Encontro da Família Mação se consolida como um evento de preservação das origens italianas no Espírito Santo, reforçando os laços entre gerações.
PROGRAMAÇÃO OFICIAL 2025
Sexta – 29/08
18:15h: Abertura oficial – Auditório
18:30h: Apresentação Nova Musica Mação – Claudio Vereza
19:30 às 21h: Jantar
20:30h: Show com Margoso e banda.
Sábado – 30/08
07:00 as 9:00h: Café da Manhã.
8:30h: Momento Recordar é Viver – Sala de TV
9:00h: Abertura Feira de produtos Família Mação
9:30h: Aula FIT DANCE – Preparação com ensaio de danças para tardezinha.
10:00h: Início da recreação e visita a árvore dos Mação.
10:15h: Desenterro da cachaça
10:45h: Workshop de Queijo artesanal (Solange) e degustação de Cafés especiais (Jr Mação).
11h: Futebol Pais e filhos
11:45h a 13:15h: Almoço com Seresta Italiana com Maestro Sandro Gomes
13h: Torneio de Tressetes
13:30h: Início da tardezinha dos Mação com grupo Pagodeu.
14h: Início concurso de Cachaça.
15:30h: Batismo de novos integrantes Família Mação.
16h: Continuação da Tardezinha e Show com Michele Freire e banda.
17h: Tombo da Polenta com Galopé.
19:00h as 20:30h: Jantar e sensacional Bingo
20:15h: Noite Anos 80/90 com Cazuza Cover – Cadu Caruzo – Venham com roupas a caráter.
Domingo – 31/08
05:54h: Caminhada da alvorada
7:30 às 9h: Café da Manhã
09h: Enterro da cachaça
09:30h: Momento de novas ideias, sugestões.
10h: Foto oficial (Auditório)
10:30h: Celebração de encerramento (Auditório)
11h às 12:30h: Almoço
12h: Check Out.
Saiba mais sobre a família Mação
O Encontro da Família Mação começou quando o Senhor Manoel Mação, nascido em 1925, conversando com seu neto Eduardo Mação na pequena cidade de Muniz Freire, ES, manifestou o interesse em unir a família para uma celebração. Seu neto cresceu com esse sentimento e, com a partida de seu avô, decidiu que era hora de dar início ao pedido do Avô Manoel. Ele buscou ajuda de outros integrantes da família e, assim, decidiram fazer o primeiro encontro em 2011. Naquela época, conseguiram uma pousada em Brejetuba e, entre barracas de camping e pessoas emprestadas, conseguiram juntar 82 pessoas para um fim de semana. Foi um sucesso, pois ali acontecia tudo que a família Mação mais gostava: fé, risadas, comidas e muita alegria.
A origem da família Mação/Mazzon é o norte da Itália, da região de Veneto, província de Rovigo. Seu embarque na Itália foi em 23/11/1888 no navio Mario e desembarcou no porto em 19/12/1888. Seu destino foi o porto de Itapemirim, e suas primeiras instalações foram em Araguaia, Castelo, e posterior fixação de morada na fazenda Jacutinga em Muniz Freire, por Luigi Mazzon e Maria Luigia Zennaaro, que deram origem a seu filho Giovanni Baptista Mazzon (chegou ao Brasil com 9 anos de idade), casado com Filomena Rosa Favaretto, que tiveram 14 filhos que deram origem a toda a família: Manoel, Antonio, Luiz, Joaquim, Rosa, Maria, Maria Luiza, Izabel, Sebastião, João, Ana, Francisco, Luzia e José.
Desde então, o evento só cresceu. Hoje, já no 7º encontro, que acontece todo último fim de semana do mês de agosto de ano ímpar, contará com 325 pessoas de todo o Brasil, incluindo Amazonas, Rondônia, Pará, São Paulo, Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro, e principalmente do Espírito Santo, das cidades de Muniz Freire (cidade-mãe), Vila Velha, Castelo, Vitória, Serra, Cariacica, Linhares, Jaguaré, São Mateus, Vila Valério, São Gabriel da Palha, Cachoeiro de Itapemirim, São Roque e Vargem Alta.
