fbpx

Diversão

Criadora do bolinho de feijoada fará aula-show no ES

Reconhecida como a “Rainha da Comida Popular Brasileira”, chef Kátia Barbosa fará aula-show no Encontro das Chefs, em Vila Velha

Publicado

em

Chef Kátia Barbosa, a criadora do Bolinho de Feijoada

Chef Kátia Barbosa, a criadora do Bolinho de Feijoada. Foto: Divulgação

A chef Kátia Barbosa, criadora do icônico bolinho de feijoada e jurada do programa Mestre do Sabor, estará no Espírito Santo no dia 27 de agosto para uma aula-show gratuita no Encontro das Chefs, evento realizado no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha. A participação será gratuita, mas os ingressos devem ser retirados antecipadamente. Os detalhes sobre a retirada ainda serão divulgados.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Evento celebra a diversidade na cozinha brasileira

A quarta edição do Encontro das Chefs acontece entre os dias 26 e 30 de agosto e traz como tema “Diversidade como mãe da gastronomia brasileira”. É o único evento do país totalmente dedicado à gastronomia feita por mulheres, reunindo grandes nomes femininos da culinária nacional em uma programação que combina gastronomia, cultura e reflexão.

Durante os cinco dias, o público poderá acompanhar aulas-show, atrações musicais, oficinas de culinária infantil e explorar uma área de alimentação com cardápios variados. A programação completa será divulgada em breve.

Tradição e criatividade no mesmo prato

Autodidata e premiada, Kátia comanda os restaurantes Aconchego Carioca, Kalango e Sofia. Ela é conhecida por transformar sabores populares em alta gastronomia, usando memórias afetivas como base para suas criações. Seu famoso bolinho de feijoada nasceu de uma lembrança da infância: “Da lembrança da minha mãe pegando um pouquinho de feijão e misturando a um pouquinho de farinha, e me dando na boca, para me convencer a comer”, contou.

Além do bolinho de feijoada, a chef criou versões como o bolinho de abóbora com carne seca e o de feijão branco com rabada, que se tornaram referência em restaurantes de todo o país. Reconhecida pelo Guia Michelin, ela venceu prêmios como Comer & Beber (Veja Rio), Prazeres da Mesa, Rio Show e Toda Extra.

Protagonismo feminino na gastronomia

O evento é idealizado pela Conexxo Serviços e Gestão de Eventos e realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (Licc), por meio da Secult, com patrocínio da ES Gás e apoio do Instituto Energ.

Segundo a organizadora do evento, Érica Semião, o encontro vai além da culinária. “Queremos mostrar que a diversidade não só enriquece nossa culinária, mas é o coração da gastronomia brasileira”, afirma. Para ela, o evento é um espaço de valorização da mulher na cozinha, “que historicamente sempre esteve lá, mas nem sempre foi reconhecida”.

LEIA TAMBÉM: