fbpx

Diversão

Conheça pontos turísticos da Serra, que completa 467 anos nesta sexta

Cidade mais populosa do estado é um importante centro econômico e turístico do ES

Publicado

em

Ruína é considerada símbolo de resistência negra no município. Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

O município mais populoso do Espírito Santo completa 467 anos nesta sexta-feira (08). A Serra faz parte da Grande Vitória e é um importante centro econômico e turístico da região. É na cidade que está localizada o Mestre Álvaro e as praias de Jacaraípe e Manguinhos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Fundada na época das Capitanias, a cidade é um dos berços culturais do Espírito Santo, dona de patrimônio diversificado e identidade marcante. Segundo os antigos mestres da cultura popular, o congo, principal manifestação do folclore capixaba, teria se originado em Putiri, área rural da Serra.

O município também abriga patrimônios jesuíticos, ruínas históricas, diversas áreas de proteção ambiental e algumas das mais belas paisagens do Estado, com natureza exuberante e privilegiada pela mistura de mar, lagoas, serras e vales.

Turismo religioso

A cidade conta com dezenas de locais considerados patrimônio histórico e cultural. As Ruínas da Igreja de São José com o Sítio Arqueológico de Queimado são apenas alguns dos exemplos de pontos turísticos famosos da região.

Igreja de São João Batista de Carapina

  • Construída em 1584, a Igreja marca o período dos jesuítas no Brasil. Segundo a história, Padre José de Anchieta realizou ali seu primeiro milagre
  • Visitação: quinta-feira a domingo, das 9h às 17h
  • Endereço: Av. Alpheu Ribeiro, 380 – Carapina Grande, Serra

Ruínas da Igreja São José do Queimado

  • Inaugurada em 1849, a Igreja São José foi o estopim da Insurreição do Queimado, principal revolta de escravos no Espírito Santo
  • Visitação: segunda a sexta-feira das 07h às 19h; sábado das 07h40 Às 18h50; e domingo das 08h às 18h30
  • Endereço: Queimado, Serra

Igreja e Residência Reis Magos

  • Construída por jesuítas e índios tupiniquins por volta de 1580, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
  • Visitação: terça-feira a domingo, das 09h às 18h
  • Endereço: Rua Reis Magos, s/nº, Nova Almeida

Praias e lagoas

A Serra tem 23 quilômetros de litoral, dividindo-se em cinco balneários. Há praias para todos os gostos, desde águas agitadas que convidam à prática do surfe até as de águas calmas e quentes. Com rica gastronomia, o litoral serrano permite saborear a típica culinária capixaba, com destaque para a famosa moqueca, o peroá e a tilápia.

Bicanga tem praias de águas quentes e sombra das amendoeiras. São boas para a pesca e mergulho, além de abrigarem um berçário de guaiamuns, uma espécie de caranguejo. O balneário de Carapebus, que está inserido numa APA (área de proteção ambiental), é local de desova de tartarugas marinhas e da prática do surfe.

Em Jacaraípe, o mais famoso balneário da Serra, é palco de shows nacionais, sede de campeonatos e ainda conta com a Lagoa do Juara (ou Juá) e a Casa de Pedra. Já Manguinhos, famoso pela gastronomia, a vila de pescadores tem o o tradicional Banho de Mar à Fantasia, que costuma atrair foliões no carnaval.

Comemorações

As comemorações começam às 8 horas desta sexta (8) com o desfile cívico-escolar, em Serra Sede, organizado pela Secretaria de Educação (Sedu). O evento terá a participação de alunos e profissionais da rede municipal de ensino de 18 escolas, além de agentes das forças de segurança pública e de defesa e outras entidades.

Outra comemoração também na sexta-feira será religiosa com missas, procissões e show de Aline Brasil às 21h para encerrar a festa de Nossa Senhora da Conceição. Já no domingo, irá acontecer as homenagens a São Benedito com cortada do mastro às 18h na praça da Igreja Matriz, em Serra Sede.