Diversão
App usa Inteligência Artificial para produzir ensaio fotográfico
Em sua nova atualização, o aplicativo o Remini – popular por sua função de restaurar fotos antigas – agora também gera fotos com o uso da IA
A Inteligência Artificial (IA) está se popularizando cada vez mais nos mais variados serviços. E entre o público algo já vem chamando atenção: a facilidade da tecnologia em criar imagens de alta qualidade. Esse serviço oferece aos usuários uma maneira rápida e prática de criar fotos personalizadas. Um desses aplicativos é o Remini, muito popular por sua função de restaurar fotos antigas, agora a tecnologia também ganhou a função de gerar fotos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Antes de começar a usar o Remini é importante estar atento a alguns detalhes. Ao começar a usar o aplicativo você dará a ele o acesso às suas fotos armazenadas no celular. Além disso, nos Termos de Uso, diz que o aplicativo poderá expor ou salvar qualquer conteúdo submetido na plataforma quando houver solicitação jurídica, se julgar necessário.
Outro detalhe é que, em respeito à propriedade intelectual, o Remini garante que permanece sob direito do usuário e não do aplicativo. Por outro lado, os Termos de Uso ainda dizem que o aplicativo reserva o direito de usar as imagens processadas por sua inteligência artificial.
Como criar suas imagens com o Remini
O primeiro passo é realizar o download do aplicativo Remini no Google App Store ou na Apple Store. O aplicativo também pode ser instalado no computador.
- Ao abrir o aplicativo, na parte de cima aparece a mensagem “Transforme seu rosto em IA”!;
- O próximo passo é clicar no botão “Testar avatares de IA”;
- Escolha entre 8 a 12 selfies suas em diferentes posições e distâncias. As imagens serão importadas para dentro da Remini e serão processadas para criar suas imagens. O app pede que você também informe o seu gênero nesse ponto;
- O aplicativo pedirá em média de 10 minutos para poder criar as imagens personalizadas;
- E pronto! O aplicativo entrega cerca de 50 avatares criados por Inteligência Artificial. Porém, não serão todas as imagens que você irá gostar, como toda tecnologia, existem algumas variantes relacionadas as criações.
O aplicativo possui duas versões: a versão grátis e a paga. O plano grátis impõe um limite de três créditos por dia para realizar as restaurações. Para liberar mais, é preciso assistir a anúncios publicitários. Para assinar o plano pago, é necessário desembolsar um valor de US$ 4,99 por mês (R$ 20,61, em conversão direta).
Impressões de quem usou o app
Por ser famoso por sua função de restaurar fotos, foi assim que a influenciadora digital Talita Carvalho conheceu o aplicativo. A nova atualização de Inteligência Artificial chamou atenção dela e, claro, Talita foi testar. “As primeiras imagens ficaram horríveis. Não parecia nada comigo”, conta.
Após um tempo testando a função, Talita descobriu truques para melhorar as fotos. Segundo ela, o truque para ter um melhor resultado é escolher aquelas sem filtro e que mostrem bem o seu rosto e cabelo. “Fui fazendo testes com as fotos que eu enviava e percebi que quanto mais natural, mais o app acertava na ‘foto inteligente'”.
Mas ainda assim podem ter erros nas fotos, como, por exemplo nesta imagem ao lado, os dedos ficaram distorcidos. Talita revela que o segredo, muitas das vezes, está nos detalhes, “mas de longe passa”.
Quem também testou o aplicativo foi a apresentadora do EStúdio 360, Andressa Missio. “Como tenho estudado os efeitos da interação Homem-Máquina em minha pós graduação em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness, a ideia de um ensaio produzido por IA aguçou minha curiosidade”, diz.
Em sua experiência com a tecnologia, a jornalista ficou dividida. Andressa relata que algumas fotos não a representaram, pois ficaram muito artificiais, porém tiveram aquelas que a agradaram. Para ela, pelo fato da normalização dos filtros, muitas dessas fotos podem passar despercebidas pelo público.
A influenciadora digital Talita revela que sua foto de perfil do Instagram foi gerada pelo Remini. No entanto, ela faz alertas sobre o uso da tecnologia. “É importante usar com moderação e sempre a seu favor. A ideia de usar a IA é facilitar a vida de quem produz conteúdo para a internet, como é o meu caso, mas é importante ter consciência de que aquelas fotos são uma muleta”, assegura.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui