Diversão
Confira 5 filmes que retratam a luta feminina
De Nise da Silveira à nadadoras olímpicas, os filmes retratam a história de força e superação de mulheres ao redor do mundo

São centenas de filmes e séries que contam histórias inspiradoras. Foto: Reprodução/iStock
Dia 8 de março é marcado pelo Dia Internacional das Mulheres, uma data reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para lembrar da luta social, política e econômica que mulheres passam todos os dias em busca de equidade de direitos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O cinema é uma das formas que dá destaque as mulheres a partir de filmes e séries criadas para contar suas histórias. Streamings como Netflix e Amazon Prime trazem documentários e filmes contando a vida de mulheres que lutaram para conquistar seus direitos e sonhos, e que merecem serem reconhecidas para servirem de inspiração à outras pessoas.
As sufragistas (2015)
O filme se passa no início do século XX em um momento em que, cansadas de manifestações pacíficas para conseguirem direito ao voto, um grupo militante decide fazer um protesto violento para chamar atenção dos políticos ingleses em relação a causa. Maud Watts, Emmeline Pankhurst, Edith Ellyn e Violet Miller passam a cooperar com o movimento, mesmo sofrendo com o machismo da sociedade no Reino Unido. O filme está disponível na Amazon Prime e na Apple TV.
Nise – O coração da Loucura (2015)
Quando a doutora Nise da Silveira volta a trabalhar em um hospital psiquiátrico do Rio de Janeiro após a prisão, ela propõe uma nova forma de tratar os pacientes que sofrem esquizofrenia. Na época, os pacientes eram tratados com eletrochoque e lobotomia com apoio de outros funcionários. Ao assumir o Setor de Terapia Ocupacional, a doutora dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes. O longa está disponível no Star+.
A juíza (2018)
Fazendo um retrato da vida e da carreira de Ruth Bader Ginsburg, o filme mostra a trajetória da juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos. A segunda mulher a ocupar esse cargo acabou se tornando uma improvável ícone da cultura pop por conta de suas fortes críticas as leis norte americanas, que limitava a liberdade feminina. Para acompanhar a história, basta ligar na Apple TV.
Hebe: a estrela do Brasil (2019)
Uma das maiores apresentadoras da televisão brasileira, Hebe Camargo viveu uma vida lotada de mudanças. O filme mostra toda a transição da vida da apresentadora ao longos dos anos, mostrando como gerenciou a própria carreira mesmo com críticas machistas e a forma como se revelou uma das maiores personalidades do Brasil. O filme está disponível no Telecine.
As nadadoras (2022)
Baseado na história das irmãs Yusra e Sara Mardinij, o filme retrata a vida de duas refugiadas da guerra na Síria que sonhavam em participar das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Em 2015, as irmãs fugiram para Berlim em um caminho nada seguro para chegar a Grécia. O longa acompanha a dedicação das atletas e a forma como o esporte tem força transformadora. Os interessados podem assistir o filme na Netflix.
