Diversão
Cinemas do ES tem sessão especial para público autista
A ação de adaptar sessões para autistas não é novidade e no Espírito Santo já existe essa opção

Cinema. Foto: Tima Miroshnichenko/Pexels
Luzes apagadas, som alto, trailers… Características comuns das salas de cinema que podem incomodar (e muito) crianças e adultos que têm Transtorno do Espectro Autista. E um projeto passou a ajudar os não típicos – e suas famílias – a desfrutarem do cinema de uma forma mais confortável e acessível: a Sessão Azul. A ação de adaptar sessões para autistas não é novidade e no Espírito Santo já existe essa opção, para que possam vivenciar momentos de lazer e entretenimento.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
PROJETO DE LEI
Os avanços na tentativa de promover a cidadania e a inclusão ainda são tímidos. Mas medidas como estas estão sendo tomadas, o que mostra uma preocupação com esse público. Em novembro do ano passado, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou projeto que obriga as salas de cinemas de todo o País a oferecer, no mínimo, 2% das sessões em formato adaptado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.
Pelo texto, as salas de cinemas deverão ser identificadas na entrada com o símbolo mundial do espectro autista. Regulamento disporá sobre os parâmetros mínimos exigíveis da adaptação. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
COMO FUNCIONA A SESSÃO AZUL
No Cinemark do Shopping Praia da Costa, em Vila Velha, e no Multiplex Araujo do Shopping Mestre Álvaro, na Serra, e no Cinépolis do Shopping Moxuara, em Cariacica, há tratamento especial para que os espectadores autistas fiquem à vontade: volume mais baixo que o convencional, luzes da sala acesas, refrigeração controlada e início sem propagandas e trailers – as sessões tornam a experiência mais confortável e inclusiva. No Cinépolis, as pessoas com deficiência entram de forma gratuita e os acompanhantes têm direito a meia entrada.
ONDE TEM SESSÃO AZUL?
O Cinemark do Shopping Praia da Costa oferece uma vez por mês uma sessão nesse ambiente adaptado e acolhedor. Não há datas definidas previamente, depende da disponibilidade dos filmes. Todo mês, com antecedência, essas datas são anunciadas no perfil do Instagram.
A Sessão Azul do Multiplex Araújo do Shopping Mestre Álvaro acontece sempre no último sábado de cada mês. Os filmes exibidos são infantis e todos os ingressos da sessão custam metade do preço. O público ainda é pequeno, mas a procura tem aumentado a cada exibição.
No Shopping Moxuara, o Cinépolis já realiza sessões adaptadas para pessoas com autismo. As datas e filmes são divulgadas no site do cinema. Os ingressos são gratuitos para as pessoas com deficiência e o acompanhante paga meia entrada. Nessas sessões, não há exibição de trailer e propagandas, as luzes permanecem acesas durante todo o tempo, as portas permanecem abertas para a livre circulação do público e o som e temperatura também são controlados.
A Rede Kinoplex ainda não possui uma sala ou sessão específica para autistas, mas muito em breve vai ser lançado um projeto de sessões exclusivas para esse público. As sessões contarão com iluminação sempre ligada, som mais baixo, entre outras adaptações para atender o público em suas necessidades. Mais informações serão divulgadas em breve no site do Kinoplex.
A reportagem não obteve retorno dos demais cinemas da Grande Vitória até o fechamento da matéria.
