Diversão
Cineasta capixaba leva histórias indígenas a festival internacional em Lisboa
Karol Felicio apresenta documentário sobre partos indígenas no FESTin, que acontece em Portugal

Karol Felicio leva partos indígenas de Aracruz a Lisboa: ‘Travessia’ tece narrativas ancestrais em painel sobre conexão com a natureza. Foto: Divulgação
A cineasta capixaba Karol Felicio participa nesta quinta-feira (5) do FESTin – Festival de Cinema da Língua Portuguesa, em Lisboa, Portugal. Durante o evento, ela apresenta o documentário “Travessia”, que aborda a relação das mulheres indígenas da Aldeia Piraquê-Açu, em Aracruz, com o parto. O painel no qual a cineasta contribui tem como tema “Histórias de conexão com a natureza e o papel do audiovisual”. A exibição internacional marca mais um passo na trajetória do filme. A produção vem ampliando o alcance de narrativas indígenas capixabas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O documentário foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), com patrocínio da Imetame e da ES Gás. Desde sua estreia, “Travessia” tem conquistado espaço em diversos festivais, sendo selecionado para 11 eventos nacionais e dois internacionais. Entre eles, destacam-se a Mostra de Cinema de Tiradentes (MG), a Mostra Itapety (SP), o Ecoa – Mostra Ambiental de Cinema (AM) e o Muyuna Fest, no Peru. Isso demonstra o interesse crescente por temas que valorizam a ancestralidade. Além disso, reforça o protagonismo indígena no audiovisual.
Além das exibições, o filme tem acumulado premiações relevantes no circuito. No festival Curta Taquary, em Pernambuco, venceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Som. Já no Curta Capiranga, no Pará, foi eleito Melhor Documentário Brasileiro. Essas conquistas fortalecem a visibilidade das produções do Espírito Santo no cenário cultural. Como resultado, a obra de Karol Felicio passa a ocupar novos espaços de debate. Ao mesmo tempo, reforça a presença feminina na direção cinematográfica.
O destaque de “Travessia” em Portugal reforça a potência das histórias indígenas contadas por vozes capixabas. Com narrativa sensível e ancorada em temas como resistência e conexão com a natureza, o documentário ultrapassa fronteiras. A participação de Karol Felicio no FESTin consolida sua atuação no campo do audiovisual comprometido com pautas sociais. Dessa forma, o filme não apenas documenta, mas também propõe reflexões. Assim, o público internacional se aproxima da realidade das comunidades tradicionais do Brasil.
LEIA MAIS!
