fbpx

Diversão

Ciclovia de 22km vai ligar bairros até a orla de Vila Velha

As obras já em execução envolvendo os corredores Verde e Amarelo de mobilidade urbana somam quase R$ 90 milhões

Publicado

em

Obras na Avenida Capixaba, em Soteco, da nova ciclovia

Avenida Capixaba, em Soteco, ganha nova ciclovia. Foto: Divulgação/Edie Hallen

Mais de 22 quilômetros de ciclovia prometem interligar bairros à orla de Vila Velha. As obras já em execução envolvendo os corredores Verde e Amarelo de mobilidade urbana somam quase R$ 90 milhões.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Essa primeira etapa, que já está em execução, vai ligar o Terminal de Vila Velha a Lindemberg e a Glória. Também vai ligar o Terminal de Vila Velha à orla de Itaparica, em Gaivotas.

“Vila Velha experimentou um aumento significativo no número de veículos, o que começou a tornar o trânsito um tanto mais complexo em nossa cidade. No início da gestão do Arnaldinho Borgo, realizamos um estudo de mobilidade urbana e implementamos corredores de tráfego. Atualmente, dois corredores estão em fase de execução, enquanto outros três estão em fase de projeto”, pontuou a secretária.

> Bondinho do Morro do Moreno pode ser anunciado em maio

As obras de implantação do Corredor Verde de Mobilidade Urbana tiveram início em junho de 2023, na avenida Gonçalves Lêdo e rua Europa, e ruas São Bento, Isabel dos Santos e Projetada. Essa etapa também contemplou a avenida Capixaba (trecho 1), a rua Ernâni de Souza e a rua Aguiar Lemos.

A avenida Capixaba, em Soteco, também passa por uma transformação. Após receber obras de drenagem e pavimentação para evitar a retenção de água em períodos de chuvas, a via no bairro também está ganhando uma ciclovia, de 670 metros de extensão.

“A ideia é implementar esses corredores por toda a cidade, desde a região 1 até a região 5, visando melhorar a mobilidade urbana. E o aumento da extensão da ciclovia tem o propósito de incentivar o uso do transporte alternativo de maneira segura, proporcionando aos ciclistas a segurança e o estímulo para retomarem o uso desse meio de transporte no município”, detalhou Menara.

> Veja quem pode e quanto custa usar patinete em Vila Velha

Ainda segundo a secretária, na região 5, o projeto de desenvolvimento da orla já possui previsões de interligação. Esse projeto está em fase de licitação para a construção da rua Álvares de Azevedo, que atualmente não oferece acesso à região 5. Estamos implementando um corredor de mobilidade na região 5, interligando a Rodovia do Sol até o bairro de Jabaeté, com calçadas para pedestres, ciclovia e revitalização das vias. Este projeto já está em fase de licitação e a previsão é iniciar as obras ainda este ano.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui