Diversão
Centro de Vitória recebe projeção com fotos de Pedro Fonseca
Projeção reúne 160 fotografias em preto e branco que exploram geometrias, contrastes e o jogo entre luz e sombra

Projeções são fotografias de Pedro Fonseca. Foto: Divulgação
Um mergulho poético no passado capixaba é o que propõe a projeção “Sombra do Tempo”, que acontece na próxima quarta-feira (19) às 19h na área externa da Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro de Vitória.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A projeção de fotografias reúne mais de 160 fotografias em preto e branco de Pedro Fonseca, capturadas entre as décadas de 1940 e 1960, revelando um olhar ousado, criativo e à frente de sua época. A projeção é um desdobramento da exposição “Sombra do Tempo” em cartaz na Mosaico Fotogaleria até 25/11.
“Projetar essas fotografias é uma forma de apresentar o acervo do Pedro Fonseca de forma mais ampla. Pesquisamos informações sobre as imagens que serão comentadas durante a apresentação. A projeção acontecer na Av Jerônimo Monteiro em 2025 é uma viagem no tempo, pois veremos muitas imagens do mesmo local há quase 80 anos atrás” comenta Gabriel Lordello, curador da mostra e organizador da projeção.
Bruno Zorzal, fotógrafo e pesquisador da fotografia, também curador da mostra, provoca “O Acervo do Pedro Fonseca nos apresenta nossa cidade no passado e como estamos criando e cuidando dos acervos do agora para vermos no futuro?“.
O acervo do fotógrafo foi preservado por Rogério Medeiros e, hoje, a Mosaico Fotogaleria é responsável por dar continuidade ao legado de Pedro Fonseca por meio de exposições e projetos que mantêm viva a memória de sua obra.
O projeto é uma realização da Mosaico Fotogaleria por meio do edital da Secretaria de Cultura de Vitória, com recursos de Funcultura e da Política Nacional Aldir Blanc/Ministério da Cultura.
Sobre Pedro Fonseca
Pedro Fonseca era conhecido como o fotógrafo das sombras e das luzes. Nascido em Minas Gerais, em 1911, se mudou para Vitória no início dos anos 1940. Marcou forte presença na imprensa local e nacional e era comumente solicitado para documentar os principais episódios do Espírito Santo. Acompanhou a inauguração de Brasília como um dos um dos primeiros fotógrafos brasileiros selecionados pelo Cerimonial da Presidência da República.
Em Vitória, participou do movimento fotoclubista, cada vez mais emergente no país e no mundo, sendo um dos fundadores, em 1946, do Fotoclube do Espírito Santo, do qual participaram os fotógrafos Érico Hauschild, Magid Saad, Paulo Bonino, Nilton Pimenta, Roberto Viana, Roberto Lordello, entre outros.
Dos importantes Salões Capixabas de Arte Fotográfica, organizados pelo Fotoclube entre 1947 e 1978, Pedro Fonseca foi um dos principais expositores. Época em que os salões fotográficos e fotoclubes cresciam em todo o mundo, levando as obras de Pedro Fonseca a ganharem notoriedade, conquistando prêmios e medalhas nos salões e concursos no Brasil e no exterior.
Na companhia de sua inseparável câmera fotográfica, a bordo de sua Vemag Branca, Pedro Fonseca foi vítima de um enfarte, falecendo em abril de 1971, e deixando para trás uma crônica visual sem igual de sua época. Uma Vitória em transformação que hoje se percebe por meio do olhar desse artista.
Serviço
Projeção “Sombra do Tempo” – Fotografias de Pedro Fonseca
Dia: quarta-feira (19/11)
Horário: às 19h
Local: Casa Porto das Artes Plásticas (Praça Manoel Silvino Monjardim, 66 – Centro, Vitória)
Entrada gratuita