fbpx

Diversão

Casal de lavradores do ES revela sexo do bebê com grãos de café

Halana e Jônatas, de Castelo, usaram a tradição da cafeicultura para anunciar a chegada de Caetano em um chá revelação simbólico

Publicado

em

De olhos vendados, Halana e Jônatas confiaram no café para revelar que é menino, é Caetano

De olhos vendados, Halana e Jônatas confiaram no café para revelar que é menino, é Caetano. Foto: Mirely Valani

Nada de balões ou fumaça colorida. O chá revelação de Halana Valani, 21 anos, e Jônatas Poleto, 26, teve cheiro de café recém-colhido e a simplicidade da vida no campo. No interior de Castelo, os grãos verdes revelaram a chegada de Caetano, o primeiro filho do casal.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A escolha do café não foi por acaso. Lavradores desde sempre, eles vivem no distrito Estrela do Norte, região serrana capixaba marcada pela cafeicultura. No dia da revelação, sementes vermelhas simbolizavam menina e as verdes, menino. De olhos vendados, o casal retirou os grãos dos sacos até que, ao abrirem a venda, a peneira mostrava apenas sementes verdes.

Tradição de família

Para Halana, a lavoura representava mais do que o trabalho. “A gente sempre trabalhou com café. Concluímos o ensino médio, mas nunca fomos para a cidade. Continuamos com a rotina de nossos pais, que é o café”, contou.

Ela disse que o momento foi especial independentemente do resultado. “Não tínhamos preferência. Laura ou Caetano era bem-vindo. Vindo com saúde é o que importa. Foi um misto de emoções, verdadeiro e íntimo, no cenário que faz parte da nossa história. Ter vivido isso em família, no meio da roça, trouxe um significado ainda maior.”

Fotografia com significado

O registro ficou por conta da fotógrafa e irmã da gestante, Mirely Valani. Para ela, o desafio foi conciliar emoção e técnica. A guardiã do segredo teve que segurar a ansiedade e, ao mesmo tempo, estar atenta a todos os detalhes da fotografia.

Segundo Mirely, a proposta nasceu junto com o casal. “Eles queriam algo diferente, mas que tivesse a ver com eles. Sugeri o cafezal, e fez total sentido. A partir daí pensamos em como trazer o próprio café para a revelação.”

Café como símbolo de vida

Mirely afirma que a fotografia deve ir além da imagem. É necessário contar uma história. Ela busca sempre produzir ensaios tenham a cara dos pais e reflitam a personalidade deles. Depois que se tornou mãe, essa sensibilidade ganhou ainda mais força.

Halana e Jônatas descobriram entre os grãos de café que vem aí Caetano

Halana e Jônatas descobriram entre os grãos de café que vem aí Caetano. Foto: Mirely Valani

LEIA TAMBÉM: