fbpx

Diversão

Aprenda a receita do Macunaíma, drinque com cachaça, limão e Fernet

O bartender do Don Camaleone Rick Astley ensina a preparar um clássico paulista

Publicado

em

Cocktail Macunaíma. Foto: Rick Astley

Cocktail Macunaíma. Foto: Rick Astley

Com o nome do clássico de Mario de Andrade, autor e especialista em folclore brasileiro, o cocktail Macunaíma é um clássico paulista. Em sua estória, Mario de Andrade descreve um índio que viaja até São Paulo para recuperar seu amuleto, sua muiraquitã.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Como um bom cocktail, a história e os ingredientes desse cocktail se misturam tão bem quanto cachaça, limão, açúcar e Fernet numa coqueteleira.

Segundo o bartender do Don Camaleone Rick Astley, a cachaça assim como o Índio são patrimônios da cultura brasileira, carregam o espírito do país e alma do cocktail. O limão e o açúcar são o equilíbrio, como a malandragem e a hospitalidade, juntos entregam acidez e doçura, a acidez gera aquela salivação e a vontade de dar outra bebericada no cocktail, a doçura é afago, é prazer, faz com que o sabor permaneça mais tempo na boca e ameniza a potência de todos esses sabores. E seu último ingrediente é como um tempero mágico, é uma mistura de ervas e raízes macerados em álcool, clara referência a diversidade da nossa flora e a ancestralidade da cultura indígena com suas garrafadas e elixires.

“Juntamos todos esses ingredientes numa coqueteleira e batemos com bastante gelo, excelente pedida nesse calorão, criando assim uma bebida bem gelada, cítrica e com bastante complexidade. Este cocktail é servido em um copo pequeno, sem gelo, outra clara alusão a obra e o amuleto do nosso Anti-herói o índio Macunaíma”, diz o bartender.

RECEITA

50ml Cachaça
20ml limão
20ml Xarope de açúcar
7,5ml Fernet

VEJA COMO PREPARAR