fbpx

Diversão

10 truques para fazer fotos ‘Instagramáveis’ com seu smartphone

Vários detalhes como profundidade, iluminação, foco e edição podem interferir na hora de obter fotografias dignas de câmeras fotográficas profissionais

Publicado

em

Dicas para tirar fotos instagramáveis. Foto: Daria Shevtsova/Pexels

Para tirar boas fotos no Instagram, não basta só ter um smartphone de qualidade, é preciso conhecer alguns truques. Para inovar nas fotos é preciso não ter medo de sair do convencional para criar novas interpretações e mais autorais, e assim desenvolver seu estilo único. Manter a câmera limpa, uma boa iluminação e evitar o zoom, são regras bem conhecidas, mas há alguns detalhes a mais. Confira alguns truques:

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Modo “Pro” ou “Manual”

Dependendo do seu celular, é possível também alterar o tempo de exposição e a sensibilidade da foto (ISO) com o modo “Pro” ou “Manual”. Com isso, você consegue criar efeitos diferenciados e únicos.

Fotos panorâmicas

Para fotos com paisagens, às vezes, fica complicado para mostrá-las, e se você não sabe como mostrar, aqui vai uma dica: escolha o modo “Panorama” no celular. Esse modo pode ser difícil de usar, mas há uma maneira simples de usar esse modo para criar fotos instagramáveis. Basta girar o celular para o lado que preferir, fazer uma pose e seguir a linha branca até o ponto em que preferir. Pause exatamente na cena que deseja finalizar a foto e pressione novamente o obturador. Assim, terá uma imagem na medida perfeita para as suas redes sociais.

Celular de ponta cabeça

Ao invés de capturar a imagem do jeito “convencional”, esse truque consiste em girar o celular de modo a deixá-lo a câmera para “baixo”. Fazer essa inversão de “sentido” é uma forma de variar a perspectiva e até o enquadramento da foto. Técnica que muitos fotógrafos utilizam para experimentar ângulos variados e, assim, obter a imagem que eles estão idealizando.

Cuidado com a edição

Edições pesadas de fotos não estão na moda, mas isso não quer dizer que não são importantes. Optar por uma edição menos carregada, que foca em correção de cor e mexer apenas um pouquinho em alguns detalhes, é mais valorizado. O “natural” é o que se procura passar nas fotos.

Utilizar as grades da câmera

Similar a regras dos terços, essa técnica serve para um enquadrar melhor a foto. Sabe quando a foto sai torta ou os elementos parecem confusos? Essa funcionalidade é para que se tenha uma harmonia, evitando que os componentes na foto fiquem mal distribuídos. O ideal é que seu objeto ou ponto de destaque fique em um dos quatro cruzamentos das linhas da grade. Desse modo, você também pode testar diferentes pontos para fugir de enquadramentos muito óbvios e ainda garantir que suas fotos saiam retinhas.

Grave vídeo

Um bom truque para quem vai tirar fotos sozinha é gravar um vídeo. Para isso, o interessante é posicionar o celular no ângulo que você queira, com boa iluminação, no cenário ideal e após esses detalhes, basta começar a gravar e fazer diversas poses. Quando terminar, é só tirar print da pose. E se não ficar bom, basta repetir o processo.

Foco e controle de exposição

Muitos aparelhos possuem autofoco integrado que funciona perfeitamente para qualquer foto, usando apenas o touchscreen. Com isso, é possível usar facilmente o foco para destacar apenas um objeto, usando uma pequena profundidade de campo. Após focar no objeto que deseja dar destaque, é possível deslizar o dedo para cima e para baixo para ajustar a iluminação da foto. Existe também um modo de exposição automática, que define a melhor exposição para o objeto que se deseja destacar na foto.

Composição e perspectiva

Uma composição ruim demora mais para os olhos processarem todos os elementos presentes na imagem, por isso é importante se atentar a esse detalhe. Uma composição correta traz harmonia à foto e, assim, agradável aos olhos. Existem infinitas possibilidades de composição em uma foto. A perspectiva é uma boa maneira de explorar isso, e existem quatro tipos básicos para começar a colocar em prática. O ângulo baixo traz uma sensação de superioridade e grandeza para a cena. Se a intenção é adicionar profundidade à foto, o ângulo alto é a melhor opção. Explorar diferentes perspectivas também é uma maneira de diversificar. Fotos em ponto de vista (POV) também são interessantes, pois trazem a perspectiva para primeira pessoa.

Macrofotografia

Posicionando a câmera na cena, toque o dedo no objeto ou no elemento mais próximo dele para focar nos detalhes que deseja capturar. Outra maneira de fazer fotos profissionais usando esse modo, é tocar fora do objeto e dar destaque para a cena atrás dele. Alguns modelos de smartphones possuem várias câmeras, permitindo um atalho ainda mais fácil: basta abrir a câmera e selecionar a opção “2”, alterando para uma lente longa. Toque no objeto para dar destaque, pressione o obturador, e pronto.

Edição no Lightroom

O aplicativo gratuito é muito útil para editar as fotos, permitindo alterar a exposição, contraste, nitidez, saturação e outros elementos para finalizar uma fotografia de forma profissional. É possível criar, no app, uma “predefinição de edição”, que otimiza o processo e permite estabelecer um padrão de edição das fotos, algo importante para pessoas que querem dar um tom pessoal e padronizado em seus feeds nas redes sociais.