Dinheiro
Veja quais são os novos itens obrigatórios para veículos em 2024
Mudança teria entrado em vigor desde 2021, mas com a pandemia da covid-19, o Conatran adiou para janeiro deste ano
Novos carros vendidos no Brasil deverão apresentar alguns itens obrigatórios de segurança. As novidades acontecem por conta da mudança da legislação de trânsito, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran) já deveria estar sendo seguida desde 2021, porém o governo federal alterou os prazos devido a pandemia da covid-19, que iria atrapalhar os prazos de fabricação de novos veículos com os aparelhos obrigatórios.
A partir de agora, todos os veículos de passeio precisam sair de fábrica obrigatoriamente com controle de estabilidade, luzes diurnas, alerta de cinto afivelado e teste de impacto lateral. Outros itens como indicação de frenagem brusca e repetidores de seta nos retrovisores ou para-lamas também se tornam obrigatórios.
> Ar-condicionado ligado é obrigatório em carros de aplicativo. Entenda
Controle de estabilidade (ESC)
O item foi criado para reduzir as chances de perda de controle do veículo. Ele é identificado no automóvel pelas siglas ESC, ESP e VSA. Quando o sistema detecta que houve uma perda de estabilidade, ele atua ativando freios para que o carro retorne à trajetória.
Luzes diurnas
Essas luzes permanecem ligadas na dianteira do veículo desde o momento da partida do automóvel. São luzes que servem para que o automóvel fique mais visível durante o dia. Elas podem ser de LED ou lâmpadas halógenas.
> De Porshe a Ford Ka: veja os carros barrados pela Uber em 2024
Alerta de cinto
Os carros também precisarão ter alerta de cinto de segurança caso não esteja afivelado. É obrigatório que o alerta apareça no assento do motorista, mas é facultativo no caso de outros ocupantes. O alerta deve ser visual, no painel por exemplo, e obrigatoriamente sonoro.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui