Dinheiro
Uber continua cobrando pedágio mesmo com fim da taxa na Terceira Ponte
Usuários da Uber relatam que estão sendo cobrados pelo pedágio ao passar pela Terceira Ponte ao usar o serviço do aplicativo
Desde o dia 22 de dezembro, o Governo do Estado acabou com o pedágio na Terceira Ponte e Rodovia do Sol, em Vila Velha. Apesar do fim da tarifa, os passageiros que utilizam o serviço de transporte por aplicativo da Uber ainda continuam sendo cobrados para atravessar de Vila Velha para Vitória.
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O usuário que utiliza um dos carros do aplicativo todos os dias e que passou pelo menos uma vez por dia na Terceira Ponte desde que acabou o pedágio já desembolsou cerca de R$ 50 só de taxa de pedágio cobrada pela plataforma.
Uma passageira – que não quis se identificar – contou que percebeu que estava sendo cobrada após conferir o recibo enviado pela empresa no fim da corrida. “E não é só de mim que estão cobrando. Meu marido também já foi cobrado e está guardando os recibos para entrar na Justiça”, afirmou.
A passageira relatou ainda a dificuldade para entrar em contato com a Uber, já que não existe um telefone e a reclamação tem que ser feita toda pelo aplicativo. O esposo conseguiu registrar a queixa, mas recebeu a mensagem da plataforma afirmando que o pedido de estorno não seria aceito porque a cobrança estava correta.
“Após analisar a sua viagem, verificamos que, de acordo com o trajeto percorrido, o pedágio Terceira Ponte no valor de R$ 2,80 foi aplicado corretamente”, diz a mensagem recebida pelo usuário.
Procon diz que cobrança é abusiva
O Procon Estadual informou que até o momento não registrou esse tipo de reclamação. Mas de acordo com a diretora-presidente do órgão, Letícia Coelho Nogueira, a cobrança é considerada abusiva, uma vez que exige do consumidor vantagem manifestamente excessiva, conduta prevista no artigo 39, inciso V do Código de Defesa do Consumidor.
Os consumidores podem registrar reclamações pessoalmente na sede do Procon-ES, localizada na Avenida Jerônimo Monteiro, 935, no Centro, em Vitória, de segunda-feira a sexta-feira, mediante agendamento pelo site www.agenda.es.gov.br. Outra unidade do Procon-ES está localizada no Faça Fácil, em Cariacica, que atende de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, até as 13 horas. O agendamento para o Faça Fácil deve ser feito pelo site www.facafacil.es.gov.br.
A população também pode registrar reclamações, sem sair de casa, pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site www.procon.es.gov.br. Denúncias e dúvidas podem ser formalizadas pelo WhatsApp (27) 3323-6237.
Como descobrir se você está pagando pelo pedágio:
Para descobrir se você está sendo cobrado por um pedágio que não existe mais, basta seguir o passo-a-passo:
- Acessar o aplicativo da Uber
- Com o aplicativo aberto, clicar em atividades
- Em seguida, clique na viagem realizada
- Depois clique em recibo
- Com o recibo aberto é só conferir se existe a cobrança: “Pedágio ES-060 Terceira Ponte: R$ 2,80”
O que diz a Uber
A reportagem do portal ES360 entrou com contato com a Uber para pedir um posicionamento da empresa sobre o assunto. Em nota, a empresa não respondeu aos questionamentos sobre o motivo da cobrança está sendo praticada mesmo com o fim do pedágio e limitou-se a dizer apenas que quem se sentir prejudicado pode acessar a plataforma para fazer a reclamação.
Confira a nota na íntegra:
“Os usuários da Uber têm à disposição diversos canais de comunicação direta com a plataforma, inclusive para receber e analisar reportes de cobranças consideradas incorretas, que, quando constatadas, são devidamente reembolsadas. A forma mais fácil de conseguir suporte é por meio do mesmo app que já é usado para realizar viagens, na seção “Ajuda”, que reúne informações das últimas viagens para agilizar o atendimento. Outra forma eficaz de contato é por meio do site help.uber.com, que pode ser acessado pelo celular ou computador. Nele é possível esclarecer dúvidas frequentes, além de solucionar questões básicas sobre o app e conseguir apoio para diversas situações.”
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