fbpx

Dinheiro

Saiba por que o Pix teve instabilidade nesta sexta-feira

Problema na rede do Sistema Financeiro Nacional causou falhas no Pix nesta sexta (7), afetando usuários de diversos bancos; veja os detalhes

Publicado

em

Transferência via PIX

Transferência via PIX. Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Um problema na rede do Sistema Financeiro Nacional causou instabilidade no Pix no início da tarde desta sexta-feira (7). Usuários de diferentes bancos relataram dificuldades para realizar transferências instantâneas. De acordo com o Banco Central (BC), a situação está sendo normalizada ao longo da tarde.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Em nota, o Banco Central esclareceu que os sistemas do órgão operaram normalmente, mas a instabilidade foi causada por falhas na rede do Sistema Financeiro Nacional, que conecta as instituições financeiras ao BC.

“Os sistemas do BC funcionam normalmente. Alguns participantes enfrentaram dificuldades de acesso aos sistemas do BC por conta de problemas na Rede do Sistema Financeiro Nacional. Os planos de contingência de rede foram acionados. A situação já está retornando à normalidade”, informou o BC.

Aumento de reclamações sobre o Pix

O site Down Detector, que monitora serviços online em tempo real, registrou um aumento significativo nas reclamações sobre o Pix. Os problemas começaram a ser relatados pouco depois das 12h30, atingindo um pico às 13h17, com 1.519 queixas em um único minuto. Posteriormente, os relatos diminuíram para 172 às 14h17. Normalmente, o volume de reclamações sobre o Pix é de apenas uma por minuto.

Bancos afetados

Clientes de diversas instituições financeiras enfrentaram dificuldades para utilizar o Pix. Segundo o Down Detector, os principais bancos afetados foram:

Itaú

Banco do Brasil

Caixa Econômica Federal

Nubank

Bradesco

Inter

C6 Bank

Santander

Sicoob

A normalização do serviço está em andamento, e o Banco Central segue monitorando a situação.