fbpx

Dinheiro

Roupas, perfumes, calçados e brinquedos lideram ranking de presentes para o Natal

O levantamento aponta que, em média, serão comprados quatro presentes no Natal para dar a terceiros, com tíquete-médio de R$ 140

Publicado

em

Compras compulsivas. Foto: Freepik

O Natal é a principal data comemorativa do ano e deve movimentar as ruas de todo o país, levando cerca de 130 milhões de consumidores às compras. Entre os itens preferidos para presentear estão: roupas, perfumes/cosméticos, calçados e brinquedos, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Quanto ao valor investido, o levantamento aponta que, em média, serão comprados quatro presentes no Natal para dar a terceiros, com tíquete-médio de R$ 140, injetando assim mais de R$ 74 bilhões na economia.

“O brasileiro tem a tradição de presentear os familiares e amigos e este ano não será diferente. A expectativa do setor é boa e o comércio do Espírito Santo está preparado para aproveitar o melhor período de vendas do ano. Estamos, inclusive, com a campanha Natal Mágico CDL Vitória, que vai sortear mais de R$ 60 mil em prêmios, incluindo oito TVs 50 polegadas 4K, dois iPhones 15 Pro e duas bicicletas elétricas, estimulando as vendas, movimentando a economia local, presenteando os consumidores e ajudando os lojistas a fortalecerem os laços com os clientes”, destaca Rogério Alcântara, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória.

Os principais presenteados na data serão os filhos, a mãe, marido e mulher, e os irmãos. Além disso, 64% pretendem comprar presentes para si mesmo neste Natal e, com isso, estima-se que 105 milhões de pessoas devam ir às compras com o objetivo de se autopresentear.

Entre os que não vão presentear, 27% dizem não ter dinheiro, 17% não gostam ou não têm o costume e 15% estão endividados e irão priorizar o pagamento de dívidas.

As principais formas de pagamento dos consumidores nas compras de Natal serão: PIX (47%) e cartão de crédito parcelado (44%). Os demais vão preferir dinheiro e cartão de débito, respectivamente.

LOJAS FÍSICAS

As lojas físicas seguem na preferência dos consumidores. De acordo com a pesquisa, 76% pretendem realizar compras nos canais físicos, principalmente nas lojas de departamento e em shopping center.

Considerando aqueles que farão compras on-line, 7 a cada 10 presentes devem ser comprados por este canal. E os sites internacionais já ultrapassaram os nacionais, com 65% da preferência dos consumidores.

Na percepção da maioria dos entrevistados (55%), os preços dos presentes deste ano estão mais caros que os do ano passado, já 28% acreditam que estão na mesma faixa de preço e 10% que estão mais baratos.

CONSUMIDOR ATENTO AOS PREÇOS

Os consumidores também estão atentos aos preços, 82% pretendem fazer pesquisas antes das compras. Quando se trata da escolha do estabelecimento onde pretendem adquirir os presentes, 51% são influenciados pelo preço, os demais pelas ofertas e promoções, pelo valor do frete e pelo prazo de entrega, respectivamente.

SOBRE A PESQUISA

O levantamento foi realizado com consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem comprar presentes para o Natal.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui