Dinheiro
Programa do Imposto de Renda já está disponível. Veja como baixar
Prazo para envio da declaração começa em 17 de março, às 8h, e se estende até 30 de maio, às 23h59

Envio da declaração do Imposto de Renda começa no dia 17 de março. Foto: Divulgação
O programa para declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 já está disponível para download. A Receita Federal liberou o acesso nesta quinta-feira (13). O prazo para envio da declaração começa em 17 de março, às 8h, e se estende até 30 de maio, às 23h59.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O contribuinte pode preencher e enviar a declaração on-line. Para isso, é necessário cadastro na plataforma gov.br, com nível prata ou ouro. Quem optar pelo programa deve seguir o passo a passo para baixar:
- Acesse o site da Receita Federal e vá até a aba “Programas”;
- Clique em “Programas de Declaração”;
- Escolha a opção “Imposto de Renda (DIRPF)”;
- Se estiver em um computador, clique em “Baixar Programa”;
- No celular, selecione “Baixar App”;
- Escolha o sistema operacional do dispositivo (macOS, Linux ou Windows).
Em 2025, quem usar a declaração pré-preenchida e escolher receber a restituição via Pix terá prioridade no pagamento. A restituição será feita em cinco lotes. O primeiro pagamento está previsto para 30 de maio, data limite para envio do IR. O último lote será pago em 30 de setembro.
A prioridade de restituição é para idosos acima de 80 anos, seguido por idosos a partir dos 60, deficientes e portadores de moléstia grave. Após esse grupo estão aqueles em que a maior fonte de renda é o magistério, em seguida os que utilizaram a pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por Pix e, por fim, os demais contribuintes.
Regras e prazos
As regras do Imposto de Renda 2025 foram divulgadas nesta quarta-feira (12). Quem perder o prazo ou enviar a declaração com atraso pagará multa mínima de R$ 165,74. O valor pode chegar a 20% do imposto devido.
Imposto de Renda: quais são as regras para aposentados?
A declaração pré-preenchida só estará disponível a partir de 1º de abril. O sistema utiliza dados da declaração anterior, além de informações enviadas por fontes pagadoras e órgãos responsáveis, como:
- Rendimentos e pagamentos informados na Dirf, Dimob, Dmed e Carnê-Leão Web;
- Valores isentos devido a moléstia grave e juros recebidos (inclusive RRA);
- Rendimentos de restituições recebidas no ano-calendário.
O contribuinte deve revisar os dados e corrigir eventuais divergências. Inclusões e exclusões podem ser necessárias antes do envio. A Receita espera que 57% das declarações sejam enviadas pelo modelo pré-preenchido.
A estimativa é receber 46,2 milhões de documentos neste ano. Em 2024, foram entregues 42,4 milhões dentro do prazo, um aumento de 102,9% em relação a 2023.
Os contribuintes já podem organizar os documentos necessários, especialmente os que comprovam renda. Empresas tiveram até 28 de fevereiro para disponibilizar os informes de rendimentos aos funcionários.
