Dinheiro
Praça turística de R$ 5,6 milhões ao lado do Grande Buda é liberada
Obra em Ibiraçu vai criar praça com estacionamento, sanitários acessíveis e iluminação, ampliando a estrutura para receber visitantes na BR-101

Buda Gigante, em Ibiraçu. Foto: Foto: Hélio Filho/Secom
A área que recebe milhares de visitantes ao longo do ano para ver o Grande Buda, em Ibiraçu, vai ganhar uma praça turística. O governo do Estado autorizou, nesta sexta-feira (7), o início da obra da Praça Torii, às margens da BR-101. O investimento é de R$ 5,68 milhões para requalificar 9.240 metros quadrados e transformar o local em um ponto de convivência e apoio ao turismo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A construção inclui estacionamento para veículos de passeio e outro exclusivo para ônibus de turismo. Com isso, o fluxo de visitantes deverá ser organizado em períodos de maior movimento. Além disso, o projeto prevê bicicletário, oferecendo alternativa para ciclistas que percorrem a rodovia ou visitam o monumento.
A praça terá sanitários acessíveis, infraestrutura hidrossanitária e paisagismo. O sistema de iluminação foi projetado para destacar a paisagem e aumentar a segurança no período noturno. Os espaços de circulação e convivência devem facilitar a permanência dos turistas na área.
O governador Renato Casagrande afirmou que a obra atende à demanda crescente de visitantes no local. “O Espírito Santo tem o maior Buda do Ocidente e o segundo maior do mundo. Este local se tornou um dos pontos turísticos mais visitados do nosso Estado. Hoje estamos autorizando a construção de uma grande praça, com infraestrutura adequada para receber visitantes e valorizando ainda mais esse cartão-postal capixaba”, disse.
Integração cultural e valorização do entorno

Governador do Estado, Renato Casagrande, assina ordem de serviço das obras da Praça Torii, em Ibiraçu. Foto: Foto: Hélio Filho/Secom
A praça terá um Torii, portal tradicional japonês que simboliza o acesso ao sagrado. O elemento conecta a praça à proposta do Mosteiro Zen Budista, onde está instalado o monumento, reforçando a relação com a cultura japonesa presente na área.
O secretário de Estado de Turismo, Victor Coelho, afirmou que a construção da praça não apenas valoriza o espaço, mas também deve gerar impacto econômico para o município. Segundo ele, o novo equipamento será o destaque do local, fortalecendo o turismo, ampliando o fluxo de visitantes e impulsionando o comércio da região.
O subsecretário de Gestão e Marketing Turístico, Luciano Manoel Machado, reforçou o impacto da obra nas condições de visitação. “Iluminação, pavimentação e áreas de convivência adequadas criam condições favoráveis para acolher mais visitantes e estimular o desenvolvimento local.”
Grande Buda: referência turística
Inaugurada em agosto de 2021, a estátua do Grande Buda tem cerca de 35 metros de altura e 350 toneladas. Considerado o maior Buda do Ocidente e o segundo maior do mundo, o monumento só perde para o Buda de Leshan, na China. A obra está instalada em área reconhecida pela Unesco como patrimônio histórico.
A expectativa é que, com a nova praça, Ibiraçu consolide o turismo religioso e contemple quem chega à cidade pela BR-101, rota que conecta viajantes de diferentes estados.
LEIA TAMBÉM: