Dinheiro
Porto no ES envia mais de 75 mil toneladas de milho para a China
A VLI concluiu na última semana o primeiro embarque de milho para a China pelo Espírito Santo

A carga de milho foi enviada à China pelo porto de Tubarão. Foto: Divulgação
A VLI, companhia de soluções logísticas que atua com ferrovias, portos e terminais, concluiu na última semana o primeiro embarque de milho para a China pelo Espírito Santo, utilizando o Terminal de Produtos Diversos (TPD), no Porto de Tubarão. A operação movimentou 75,5 mil toneladas do grão, provenientes do Terminal Integrador de Araguari, em Minas Gerais, e marcou a consolidação de um processo estratégico iniciado em fevereiro de 2025, quando o terminal foi habilitado como rota de exportação para o maior mercado importador da commodity no mundo, após atender a todas as exigências técnicas e sanitárias.
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A habilitação amplia as possibilidades para os clientes do Corredor Leste da VLI, que conecta o Triângulo Mineiro ao sistema portuário capixaba. O transporte é feito pela Ferrovia Centro-Atlântica, controlada pela empresa, e pela Estrada de Ferro Vitória a Minas, na qual a VLI passa por transição regulatória para o novo modelo de operação como Agente Transportador Ferroviário de Cargas (ATF-C).
“Ao conectar regiões produtoras relevantes por meio do nosso Corredor Leste, fortalecemos a cadeia de suprimentos e contribuímos para a expansão do comércio exterior do Brasil. Essa nova rota de exportação é um exemplo de como inovamos para atender nossos clientes dos segmentos de maior impacto na economia brasileira, como o agronegócio”, afirma Daniel Schaffazick, diretor de operações do Corredor Leste da VLI.
Para alcançar a habilitação, o TPD passou por um criterioso processo junto ao Sistema de Gestão Agropecuária do Ministério da Agricultura (Sipeagro/Mapa). O terminal foi registrado como armazém portuário autorizado para exportar milho à China, com a entrega de documentos como o Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e a implantação de um sistema de controle de micotoxinas e resíduos de agrotóxicos nos grãos. A adequação incluiu ainda a capacitação de equipes, garantindo o cumprimento integral das normas chinesas.
Além das exportações de grãos, a VLI mantém no Espírito Santo um fluxo constante de importação e exportação de cargas diversas, entre elas farelo, fertilizantes, celulose, insumos e produtos siderúrgicos. Pelo Corredor Leste, a empresa movimenta anualmente cerca de 16,7 milhões de toneladas por ferrovia e 16,2 milhões de toneladas nos portos capixabas.
A demanda chinesa por milho brasileiro tem crescido rapidamente desde 2022, quando a guerra na Ucrânia reduziu a oferta global de grãos. Diante disso, a China intensificou seus acordos comerciais e, a partir de 2023, adotou novos protocolos fitossanitários com exigências mais rigorosas para sementes e controle de pragas — contexto no qual o terminal capixaba da VLI se consolidou como uma nova rota estratégica para o agronegócio nacional.
