Dinheiro
Porto de Tubarão vai começar a exportar milho para a China
Terminal de Produtos Diversos, no Porto de Tubarão, foi habilitado após exigências sanitárias e estruturais

Exportação de milho será feita pelo Porto de Tubarão. Foto: Divulgação
A VLI, companhia que opera ferrovias, portos e terminais, conquistou habilitação para exportar milho à China. A operação será realizada por meio do Terminal de Produtos Diversos (TPD), no Porto de Tubarão, Espírito Santo.
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Com isso, os clientes atendidos pelo Corredor Leste ganham acesso ao maior mercado importador da commodity agrícola. Esse corredor conecta o Triângulo Mineiro ao sistema portuário capixaba, via Ferrovia Centro-Atlântica e Estrada de Ferro Vitória a Minas. Ambas as rotas são operadas ou utilizadas pela VLI, com direito de passagem garantido.
Para obter a habilitação, o TPD passou por um rigoroso processo de cadastro no Sipeagro, do Ministério da Agricultura. Essa etapa incluiu o registro como armazém portuário para exportação de milho à China.
Além disso, foram exigidos documentos como o Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF). Também foi necessário implementar o sistema de monitoramento de micotoxinas e resíduos de agrotóxicos nos grãos armazenados.
Além da documentação, foram feitas adequações e treinamentos com os colaboradores do terminal. Isso garantiu conformidade com os padrões exigidos pelo mercado chinês.
“A qualidade dos grãos exportados é uma premissa fundamental para a VLI. Desde o recebimento até o embarque, são monitorados rigorosamente todos os parâmetros exigidos pelos órgãos fiscalizadores e pelos contratos internacionais, de modo a garantir o controle efetivo das operações e assegurar que a carga dos nossos clientes chegue com segurança e qualidade aos mercados mais exigentes do mundo, como o chinês”, destaca o diretor de Operações do Corredor Leste da VLI, Daniel Schaffazick.
Demanda
Atualmente, a VLI movimenta no Espírito Santo cargas como grãos, farelo, fertilizantes, celulose e produtos siderúrgicos. Por meio do Corredor Leste, transporta cerca de 16,7 milhões de toneladas por ferrovia anualmente. Nos portos capixabas, movimenta aproximadamente 16,2 milhões de toneladas ao ano.
A demanda chinesa por milho brasileiro aumentou após 2022, com a guerra na Ucrânia impactando o fornecimento de grãos. Dessa forma, a China ampliou os contratos comerciais com o Brasil.
Desde 2023, o país asiático adotou novos protocolos fitossanitários. Esses protocolos envolvem critérios rígidos quanto a sementes e pragas presentes em território brasileiro.
Renovação da concessão
Enquanto amplia as operações no Espírito Santo, a VLI também negocia a renovação da concessão da FCA. O contrato prevê investimento de quase R$ 30 bilhões, conforme compromisso com o Ministério dos Transportes. Desse total, cerca de R$ 10 bilhões serão destinados à modernização da ferrovia e mobilidade urbana.
Pelo plano da companhia, 65% dos recursos serão aplicados nos primeiros 15 anos após a renovação. Esses investimentos devem beneficiar diretamente os portos capixabas conectados ao interior do país.
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