fbpx

Dinheiro

Petrobras anuncia fim da paridade de importação e nova política de preço

Até então, o preço dos produtos acompanhava o mercado internacional, não havendo intervenção do Governo Federal.

Publicado

em

ES acusa Petrobras de propaganda enganosa sobre preço dos combustíveis. Foto: André Motta de Souza/Agência Petrobras

Foto: André Motta de Souza/Agência Petrobras

A Petrobas anunciou na manhã desta terça-feira (16) o fim da paridade de importação de petróleo e nova política de preço para os combustíveis. Até então, o preço dos produtos acompanhava o mercado internacional, não havendo intervenção do Governo Federal, e o fim da paridade marca, dessa forma, o fim deste mecanismo de precificação.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com a estatal, a estratégia se divide em dois pontos: o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação, que contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos; e o valor marginal para a Petrobras, baseado no custo de oportunidade de produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino.

Dessa forma, os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos das cotações internacionais e da taxa de câmbio. A expectativa é de possuir preços competitivos por polo de venda, em equilíbrio com os mercados nacional e internacional, levando em consideração a melhor alternativa acessível aos clientes.

Em informativo divulgado, a Petrobras afirmou que a nova política vai permitir mais flexibilidade para praticar preços competitivos, se valendo de suas melhores condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores.

Os ajustes de preços de diesel e gasolina continuarão a ser divulgados nos canais de comunicação aos clientes e no site da companhia (precos.petrobras.com.br), onde também são disponibilizadas informações referentes à sua parcela e dos demais agentes na formação e composição dos preços médios de combustíveis ao consumidor


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui