Dinheiro
Pequenos empresários do ES podem reduzir conta de energia
A redução acontece após uma parceria do Sebrae e EDP

Micro e pequenas empresas poderão ter desconto na energia elétrica. Foto: Divulgação (PMS)
Uma parceria entre o Sebrae/ES e a EDP vai permitir que micro e pequenos empresários no Espírito Santo possam reduzir a conta de energia elétrica em seus estabelecimentos comerciais.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A iniciativa faz parte do projeto Potência Solar que possui programas para diminuir o consumo por meio de energia solar. Entre eles, é o Solar Digital que destinados para empresas que têm custos de energia entre R$ 1 mil e R$ 10 mil.
Além da redução nas contas, os clientes não terão custos com a instalação e infraestrutura das usinas solares, já que toda a construção, operação e manutenção é de responsabilidade da EDP, que tem expertise para isso.
Em entrevista ao programa Estúdio 360 da TV Capixaba, a analista do Sebrae-ES Ana Karla Macabu explicou que os interessados só vão precisar fazer a adesão, que deve começar a ser disponibilizada a partir de agosto com a instalação da primeira usina.
Ela explicou que a ideia é facilitar o acesso de pequenas empresas à energia solar, colaborando para tornar os negócios mais sustentáveis.
“A gente tem um levantamento que mostra que 46% dos pequenos negócios no Brasil estão em imóveis alugados, o que muitas vezes dificulta fazer investimentos com sua própria placa solar. Então essa é uma oportunidade excelente para ter desconto e gerar energia limpa na empresa”.
O diretor comercial Solar da EDP Brasil, Diogo Baraban, afirmou que a intenção da empresa é ampliar o acesso das pequenas e médias empresas aos serviços de geração solar fotovoltaica e mercado livre.
“O Solar Digital vai ao encontro da nossa estratégia para acelerar a transição energética no país, contribuindo para a expansão da energia solar e para o desenvolvimento no Espírito Santo”, afirmou.
A parceria com o Sebrae/ES oferece ainda condições diferenciadas nas modalidades Mercado Livre Varejista e Atacadista. No caso da Varejista, as empresas terão redução nos valores cobrados para o serviço de gestão de energia.
O desconto aumenta de acordo com a quantidade de unidades consumidoras cadastradas. Já na modalidade Atacadista, a EDP também oferecerá menores valores para a gestão de energia e preços diferenciados para aquisição de i-Rec’s (Renewable Energy Certificates, na sigla em inglês), certificação que assegura a origem renovável da energia.
