Dinheiro
Para onde vão os iPhones apreendidos no Espírito Santo?
Leilão, descarte ou doação? Qual o destino desses objetos de desejo?
Nesta terça-feira (8), a Alfândega da Receita Federal do Porto de Vitória fez uma nova apreensão de aparelhos importados de celulares avaliados em mais de R$ 370 mil. É a terceira em menos de 15 dias.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Entre as mercadorias, estão iPhones comercializados em mais de R$ 10 mil cada, tablets e relógios inteligentes da Apple. Mas, a pergunta que não quer calar? Para onde vão esses produtos que são sonhos de consumos para grande parte da população?
De acordo com o delegado da Alfândega do Porto de Vitória, Douglas Costa Koehler, as mercadorias apreendidas quando se trata de produtos proibidos, como por exemplo, falsificados, ou com validade vencida, ou de alguma forma danosos à saúde, eles são destruídos.
“Quando porém se trata de bens de circulação permitida, mas sem a comprovação da entrada regular no país, é aplicada pena de perdimento. Posteriormente, o item poderá ser leiloado ou destinado à doação”, explicou.
Koehler informou também que a doação é feita para órgãos públicos ou instituições sem fins lucrativos. “O leilão pode ser destinado à pessoas físicas ou jurídicas, conforme estabelecido em edital”, destacou.
Os leilões da Receita Federal são eletrônicos, ou seja, as propostas e os lances para arrematação dos lotes só poderão ser feitos pelo site, com participação permitida a pessoas jurídicas ou físicas com situação cadastral e fiscal regular perante a Receita Federal.
Então, caso as empresas não apresentem as notas fiscais dos eletrônicos, a população pode conseguir adquirir os iPhones por um preço abaixo do mercado se forem encaminhados para leilão.
A Receita informou que ainda não foi definido quais os produtos serão leiloados e quando vão acontecer os leilões, mas a expectativa é de que sejam realizados entre os meses de agosto e setembro. Na ocasião, os interessados poderão conhecer os produtos antes de dar os lances.
As informações sobre datas dos leilões podem ser acessadas pelo site da Receita Federal.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui