Dinheiro
Novas locomotivas vão ampliar transporte de carga entre ES e MG
A compra das novas locomotivas foi anunciada durante reunião em Brasília na ANTT
A VLI, empresa controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), anunciou a compra de novas locomotivas para ampliar o transporte de carga entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Ao todo, serão sete novas locomotivas. O anúncio foi feito durante reunião na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A informação foi divulgada em meio ao processo de renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica e que poderá gerar fortes impactos positivos para o Espírito Santo. Com base nos estudos de demanda atualizados estima-se um aumento de 63% no volume de cargas movimentadas no Estado através de fluxos de importação e exportação por onde a VLI transporta cargas como grãos, fertilizantes e celulose, além de insumos e produtos acabados da indústria siderúrgica.
O novo investimento nas operações em Vitória-Minas simboliza uma nova fase de crescimento. A ferrovia, atualmente sob controle da Vale, transporta grandes volumes de minério de ferro e a entrada da VLI promete diversificar o transporte de cargas na região, fortalecendo o corredor logístico nacional.
“O Espírito Santo é uma rota estratégica para as operações da VLI, por ser um Estado com forte vocação portuária. Renovar antecipadamente a concessão significa viabilizar investimentos para fomento do transporte de cargas pelo modal ferroviário, favorecendo diretamente o incremento da movimentação nos portos capixabas, estimulando a economia e a geração de emprego e renda do Espírito Santo”, afirma Fábio Marchiori, CEO da VLI.
Atualmente, a VLI movimenta anualmente cerca de 16,7 milhões de toneladas nas ferrovias e 16,2 milhões de toneladas nos portos do Espírito Santo, com cargas que trafegam pela Ferrovia Centro-Atlântica, em Minas Gerais, e pela Estrada de Ferro Vitória a Minas, por meio de direito de passagem.
A renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica pela VLI deve gerar cerca de R$ 29 bilhões em investimentos e 10 mil empregos ao longo do período da concessão. A proposta, que segue em análise pelos órgãos reguladores e será debatida em audiências públicas, prevê a aquisição de locomotivas e vagões, melhorias na malha, obras de modernização de acesso portuário e intervenções para solução de conflitos urbanos.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui