fbpx

Dinheiro

Navio gigante atraca no ES e descarrega 33 mil toneladas

Embarcação com 83 mil toneladas é descarregada no Terminal de Vila Velha após mudanças estruturais e normativas no complexo portuário

Publicado

em

Navio Legendary Diva é descarregado com 33 mil toneladas de fertilizante no Porto de Vitória, em operação inédita com guindaste móvel

Navio Legendary Diva é descarregado com 33 mil toneladas de fertilizante no Porto de Vitória, em operação inédita com guindaste móvel. Foto: Divulgação

O complexo portuário de Capuaba, no Porto Organizado de Vitória, recebeu pela primeira vez um navio Panamax sem guindaste de bordo. A operação inédita foi iniciada nesta quarta-feira (30) no berço 202 da área administrada pela Vports, com descarga de 33 mil toneladas de fertilizante.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A embarcação, chamada Legendary Diva, veio da China e foi agenciada pela Orion Rodos. O descarregamento é feito com guindastes móveis (MHCs) operados pela Log-In Logística Integrada, por meio do Terminal Portuário de Vila Velha (TVV).

Modernização do terminal permitiu operação inédita

Segundo o diretor de Terminais da Log-In, Gustavo Paixão, a operação só foi possível devido ao ciclo recente de modernização do TVV. “O terminal passou por ampliação de retroárea, aquisição de equipamentos de grande porte e incorporação de novas tecnologias. Esses avanços possibilitam a execução de operações mais complexas e em maior escala”, afirmou.

A operação é realizada em parceria com a consultoria Cronos, e marca um novo patamar para o Porto de Vitória no recebimento de navios de grande porte.

Regras de atracação foram ajustadas para receber navios maiores

Para viabilizar a chegada do Legendary Diva, a Vports atualizou as normas de atracação do Porto de Capuaba. O limite de porte bruto permitido foi ampliado de 70 mil para 83 mil toneladas. Também houve revisão das exigências de produtividade mínima por dia.

Outro fator essencial foi a dragagem do canal de navegação, realizada entre abril e maio deste ano, com investimento de R$ 30 milhões. A profundidade do canal foi mantida em 12,5 metros.

Mudança amplia capacidade logística e atrai novos tipos de carga

Gustavo Serrão, diretor-presidente da Vports, destacou a importância da adaptação. “Trabalhamos para habilitar o Porto de Vitória a receber navios de maior capacidade. Isso garante atendimento a embarcações graneleiras e de carga geral com mais eficiência.”

De acordo com Paixão, as atualizações também fortalecem o ambiente logístico local. “Criou-se um ambiente regulatório adequado para operações em larga escala, elevando o padrão do Porto e atraindo novos perfis de carga.”

Impacto direto no agronegócio e na economia capixaba

A operação do navio Panamax representa um avanço logístico para o Espírito Santo, principalmente para o agronegócio. A carga de fertilizante descarregada tem impacto direto em cadeias produtivas, como a do café, um dos principais produtos do estado.

“O TVV se apresenta agora como uma solução completa, com estrutura, agilidade e segurança para operar granéis em larga escala”, destacou Paixão. “Este é um marco para nós, para o Porto e para o Espírito Santo como um todo.”

LEIA TAMBÉM: