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Natal, que nada! Saiba qual a data mais lucrativa para o comércio no ES

O Natal sempre foi encarado como a principal data para o comércio brasileiro, movimentando todos os setores. No entanto, esse cenário mudou em 2023

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Comércio registra aumento nas vendas durante datas comemorativas. Foto Agência Brasil

As datas comemorativas são uma excelente oportunidade de impulsionar as vendas. O Natal sempre foi encarado como a principal data para o comércio brasileiro, movimentando todos os setores. No entanto, esse cenário mudou em 2023. No Espírito Santo, a Black Friday, a “sexta-feira de promoções”, se tornou uma das principais datas comerciais do ano, quando são oferecidas promoções especiais no próprio dia do evento ou ao longo da semana, no que o comércio costuma chamar de Black Week.

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Segundo Ana Carolina Júlio, coordenadora da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), a Black Friday se destacou significativamente no calendário comercial em 2023. “No ano passado, a melhor data para o comércio capixaba foi a Black Friday. Mais que Natal, o pico de vendas foi na Black Friday, em novembro”, ressaltou Ana Carolina.

DIA DOS PAIS ALAVANCA COMÉRCIO

No entanto, o Dia dos Pais, que será celebrado neste domingo (11), também se destaca no comércio capixaba. Este ano, a expectativa é de que o comércio movimente mais de R$ 150 milhões na data. Ana Carolina destaca que aproximadamente 300 vagas de trabalho temporárias foram abertas para atender à demanda.

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“Observamos uma mudança significativa no perfil de consumo. Além das tradicionais roupas e acessórios, presentes como Air Fryers e bicicletas elétricas estão ganhando popularidade entre os consumidores,” explica a coordenadora da Fecomércio-ES. Ela ainda ressalta que a atual realização das Olimpíadas pode influenciar as escolhas dos presentes, inspirando itens esportivos e tecnológicos, como os que são tendência para o Dia dos Pais.

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Essa mudança nos hábitos de consumo reflete novos arranjos familiares e interesses variados dos pais, desde aqueles que moram sozinhos até os que são mais tecnológicos ou esportistas. “Esses novos perfis de pais fazem com que os filhos busquem presentes diferentes, contribuindo para um faturamento significativo na data,” afirma Ana Carolina. “Embora o faturamento desta data, que deve chegar a R$ 158 milhões no estado, ainda se concentre em roupas, calçados e acessórios, outros segmentos têm grande potencial de vendas. Além disso, o Dia dos Pais é a quarta maior data para o comércio e o varejo no estado”.


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