Dinheiro
Não foi só a Uber: Alvorada também cobrou pedágio dos passageiros
Um dos passageiros da Viação Alvorada pagou cerca de R$ 13,70 na passagem de Vila Velha a Setiba, sendo que R$ 4,50 era de pedágio
O Governo do Estado decretou, em 22 de dezembro, o fim da tarifa do pedágio na Rodovia do Sol e Terceira Ponte. No entanto, há empresas que continuaram repassando a cobrança aos passageiros. A Viação Alvorada, assim como a Uber, descontou o valor na passagem até 3 de janeiro.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Um dos passageiros, que não quis se identificar, conta que de Vila Velha até Setiba pagou cerca de R$ 13,70, sendo que R$ 4,50 era discriminado na passagem como valor do pedágio. “É um taxa pequena, mas continuam cobrando. E, outra, se multiplicar pelos números de assentos no ônibus dá uma grana”, alerta.
> Passagens de ônibus compradas ao mesmo tempo têm diferença de R$ 89
De acordo com a Viação Alvorada, houve uma falha no sistema durante esse período. A equipe técnica trabalhou intensamente para identificar e corrigir a falha o mais rápido possível, garantindo que os usuários não serão mais cobrados. “Gostaria de tranquilizá-los ao informar que o problema já foi devidamente solucionado. Desde o dia 3 de janeiro o problema foi devidamente sanado”, pontuou.
No entanto, a Viação Alvorada não esclareceu quanto ao reembolso dos passageiros que utilizaram os serviços nesse período. Esclareceu ainda que o período em que o pedágio era cobrado, o valor máximo fixado pela Ceturb (Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória) era de R$ 1,90. “E como uma empresa que segue rigorosamente as diretrizes e resoluções estabelecidas pelos órgãos competentes, limitávamos nossas cobranças ao montante estabelecido pela Ceturb através de uma resolução específica”, frisou.
A UBER CANCELOU A COBRANÇA
Um dia após a reportagem do portal ES360 divulgar que a Uber estava cobrando dos passageiros o pedágio na Terceira Ponte e Rodovia do Sol, a plataforma suspendeu a cobrança nesta terça-feira (9). A informação foi confirmada por motoristas que realizam o transporte pelo aplicativo.
RECLAMAÇÃO
Os consumidores que se sentirem lesados, podem registrar reclamações pessoalmente na sede do Procon-ES, localizada na Avenida Jerônimo Monteiro, 935, no Centro, em Vitória, de segunda-feira a sexta-feira, mediante agendamento pelo site www.agenda.es.gov.br. Outra unidade do Procon-ES está localizada no Faça Fácil, em Cariacica, que atende de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, até as 13 horas. O agendamento para o Faça Fácil deve ser feito pelo site www.facafacil.es.gov.br.
> Procon-ES notificará Uber por cobrança de pedágio na Terceira Ponte
A população também pode registrar reclamações, sem sair de casa, pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site www.procon.es.gov.br. Denúncias e dúvidas podem ser formalizadas pelo WhatsApp (27) 3323-6237.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui