fbpx

Dinheiro

Leilão: ES tem 6 opções para você comprar carro mais barato

Os preços mais baixos que os de mercado são um grande atrativo dos leilões de veículos

Publicado

em

Foto: Elói Corrêa/ GOV-BA

Os preços mais baixos que os de mercado são um grande atrativo dos leilões de carros. O fato de poder pagar até 30% a menos pelo veículo é uma tentação, mas é preciso muito cuidado para que a compra seja mesmo vantajosa.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De um lado, tem que conferir o estado de conservação do veículo e os custos extras que o comprador pode ter na hora do arremate. De outro, se quem promove o leilão é uma instituição séria. Afinal, golpistas não faltam querendo se dar bem usando o nome de quem tem credibilidade nos leilões online de veículos.

É o caso dos departamentos nacionais de trânsito, que fazem leilões periódicos de automóveis apreendidos por infrações de trânsito. “A delegacia de Crimes Eletrônicos tem registro da criação de sites falsos para realização de golpes de leilão. Eles usam fotos de carros e um endereço eletrônico muito parecido com o oficial, apenas acrescentando uma letra a mais, por exemplo. Por isso é preciso ver o carro de perto antes de dar o lance ou fazer qualquer pagamento. E não passar dados pessoais. Caso o comprador tenha caído em um golpe, deve fazer um boletim de ocorrência e anexar as provas das negociações. ”, alerta o gerente de veículos  do Detran-ES, Cleber Bongestab.

A advogada Suellen Mendes complementa os cuidados para não air em golpes. “Não faça pagamento por meio de links que cheguem por Whatsapp ou e-mail sem que você tenha de fato participado e arrematado o bem.”

E tem outra observação a ser feita: veículos disponíveis para compra em leilão podem ser provenientes de acidentes ou outro evento que inviabilize o conserto pela seguradora ou pelo proprietário, ou pode ser veículo apreendido pelas autoridades e não recuperados por seus proprietários.

“É importantíssimo que o comprador faça busca da placa do veículo para tomar conhecimento de restrições e comunicações, multas, débitos e motivo do leilão e tipo de sinistros. Há sites que realizam buscas mais completas como o https://www.olhonocarro.com.br/, além do próprio site do Detran”, explica.

Mais de 800 carros e motos disponíveis

O Detran-ES tem oito leilões eletrônicos previstos até o final de julho. Vão estar disponíveis cerca de 800 carros e motos que foram apreendidos em fiscalizações de trânsito. As informações estão disponíveis em Editais de Leilão Eletrônico, onde os interessados poderão ver as fotos dos carros e dar os lances. Mas antes de fechar o negócio, podem inspecionar os carros de perto.  Em função da pandemia, a visita ao pátio do Detran-ES onde os carros estão guardados precisa ser agendada.  Leve um mecânico experiente que possa olhar e te ajudar a detectar algo de errado, para que o barato não saia muito caro.

Os próximos leilões serão realizados leilões nos dias 28 e 29 deste mês e nos dias 12, 13, 26 e 27 de julho.

Pagamento é à vista

Antes de começar a dar os lances, tenha o dinheiro já reservado, porque a compra é realizada à vista. E além do  valor do veículo há outras cobranças, como a comissão leiloeiro, em torno de 5%. Mas o comprador está livre de pagar por débitos do antigo dono, IPVA, taxas de reboque e diárias do depósito. “Quem compra o veículo recebe uma comunicação de venda e só precisa ir a uma Ciretran para passar o carro ou moto para o seu nome.”, explica Bongestab.

Porém, há outras despesas que precisam ser analisadas e somadas à compra . “Elas estão todas descritas no edital, que deve ser lido com muita atenção, como custos, arremate, regras, taxas, etc.”,  alerta Suellen, que faz outra ressalva: “Algumas seguradoras não realizam seguro de veículo provenientes de leilão ou oferevem o serviço com preço maior do que o praticado no mercado, considerando o histórico do veículo.”

Dicas para não ficar no prejuízo

Segurança: Certifique-se na barra de endereço do site se tem o cadeado do lado esquerdo, pois isso significa que é um site confiável.

Cadastro nacional: Consulte o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) no site da Receita Federal. As empresas devem ter um código numérico, CNPJ,  para que assim  possam ser encontradas pelos órgãos governamentais, garantindo a segurança para os consumidores.

Vistoria: Fazer visitação  ao local  do leilão e checar se o veículo realmente  existe te ajudará a não cair em um possível golpe. Se não tiver familiaridade com mecânica, leve um profissional da área para fazer a vistoria.

Pagamento: Evite pagamentos antes de verificar todos os passos listados anteriormente: “Nunca faça qualquer depósito adiantado.  Evite fechar qualquer negociação no impulso, pois, o estelionatário sempre pressiona a vítima com dizeres que levam o consumidor a não querer ficar de fora da arrematação. E os prejuízos podem ser permanentes.