Dinheiro
Imposto de Renda: No ES, 3.895 declarações não foram entregues
O contribuinte que não realizou a entrega dentro do prazo fica sujeito ao pagamento de multa

Segundo a Receita Federal, eram esperadas 636 mil declarações no Espírito Santo. Dessas, ficaram faltando 3.895. Foto: Agência Brasil
Das 636 mil declarações do Imposto de Renda que eram esperadas pela Receita Federal no Espírito Santo, 3.895 não foram entregues. O envio dos dados foi encerrado na noite desta segunda-feira (31). O contribuinte que perdeu o prazo fica sujeito ao pagamento de multas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com a Receita Federal, a multa é de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso sobre o imposto devido, ainda que integralmente pago, observados os valores mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do débito. Inexistindo imposto devido, apenas o atraso da entrega, a multa é de R$ 165,74.
Em ambos os casos, a declaração e o pagamento da multa pode ser realizado por meio do Programa Gerador da Declaração relativo ao exercício de 2021, disponível no site da Receita Federal; pelo serviço “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) da RFB; ou pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível nas lojas virtuais da Google Play, para o sistema operacional Android, e App Store, para o sistema operacional iOS.
Já o contribuinte quem entregou e tem restituição a receber deve apenas aguardar o pagamento. O calendário de restituições pode ser consultado no site da Receita.
